Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Gie Knaeps/Getty Images

Grandes concertos (e um salto histórico) para ver em casa: a mítica atuação dos Pearl Jam no festival holandês Pinkpop, em 1992

Em 1992, os Pearl Jam davam um concerto memorável no festival holandês Pinkpop. Para a história ficou também o salto de Eddie Vedder para a plateia. Em 2018, o vocalista quis reencontrar um cameraman que assistiu horrorizado ao salto - e conseguiu. Veja aqui o concerto na íntegra

O primeiro álbum, “Ten”, tinha menos de um ano e o segundo, “Vs.”, ainda estava 'no forno'. O concerto dos Pearl Jam no festival holandês Pink Pop, em 1992, foi naturalmente dominado pelas canções do disco de estreia, mas também por algumas versões e um tema do disco que chegaria no ano seguinte, 'Leash'.

Mas essas não são as únicas razões pelas quais os fãs dos Pearl Jam recordarão este espetáculo, durante o qual Eddie Vedder saltou de uma grua - da equipa televisiva que filmava a atuação - para a plateia.

De regresso a esse festival, em junho de 2018, o norte-americano explicou que, 26 anos depois, quis voltar a ver o cameraman que assistiu ao seu arriscado salto.

“Alguém me mandou um postal com uma foto minha, a saltar da [grua], e nessa foto vê-se um cameraman a olhar para mim como se me quisesse matar. E cheguei à conclusão que ele tinha todo o direito de o fazer. Nunca mais o vi e entretanto perguntei-me: que será feito dele, será que ainda está chateado?”.

“Quando tocámos em Amesterdão, conheci uma pessoa da cidade e perguntei se podíamos encontrá-lo. E conseguimos!”, contou há dois anos Eddie Vedder.

Afinal, o cameraman, que se reformou em janeiro, não estava zangado com Eddie Vedder, mas sim a ordenar aos seus colegas que segurassem a grua de forma a garantir a segurança de todos. “Ele nunca esteve zangado comigo. Sinto-me perdoado”, confessou Eddie Vedder.

Eddie Vedder, dos Pearl Jam, ao vivo no festival PinkPop, na Holanda, 1992

Eddie Vedder, dos Pearl Jam, ao vivo no festival PinkPop, na Holanda, 1992

Getty Images

Alinhamento do concerto

Even Flow
Why Go
Jeremy
Deep
Alive
Black
Leash
Once
Porch

Encore:

Suggestion (Fugazi)
Pulled Up (Talking Heads)
Rockin' in the Free World (Neil Young)