
Matt Sorum (em cima, à direita) nos Guns N’Roses em 1991
Os Guns N’ Roses em 1991 faziam tremer o mundo. Matt Sorum nunca tinha visto nada assim e descobriu-o no Brasil
08.11.2020 às 9h30
As memórias do baterista dos Guns N’ Roses na era “Use Your Illusion”. O primeiro concerto que fez na banda foi no Rock in Rio, no Brasil, para 140 mil pessoas e o que aconteceu marcá-lo-ia para sempre
Matt Sorum deu uma entrevista a uma nova rubrica da marca de guitarras Gretsch, onde recordou os seus tempos nos Guns N' Roses.
O baterista apontou, especificamente, o primeiro concerto que deu com a banda, na edição de 1991 do festival Rock In Rio. Nesse mesmo ano, os Guns N' Roses editaram "Use Your Illusion I" e "Use Your Illusion II", álbuns que os colocaram definitivamente no topo da fama rock.
"Começámos a trabalhar nesses discos quando me juntei à banda [ainda em 1990], e fomos chamados a dar dois concertos no Rock In Rio, com os Judas Priest e os Megadeth a abrir cada noite. Foi uma loucura", contou.
"Estádios de 140 mil lugares, lotação esgotada. Mais o direto para a televisão. Comecei a passar-me antes do concerto, a perguntar se alguém sabia o alinhamento. E o Slash diz-me que não tinham um - pelo que eu não sabia o que se iria passar", continuou.
"O Earl Gabbidon, que tomava conta do Axl, dizia-me as canções com que iríamos começar o concerto. Nessa digressão, nunca houve um alinhamento. Aprendemos a dar sinais uns aos outros, com o olhar, ou com um riff".
"Nessa primeira noite no Rock In Rio, começámos com uma canção que ninguém tinha ouvido antes, chamada 'Pretty Tied Up', que tínhamos acabado de gravar. Comecei a tocar nos pratos e o público pôs-se a saltar", riu.
"Foi intenso. Só pensava que devia apertar o cinto, que ia ser uma maluqueira. E foi. Mas esse foi um dos pontos altos".
Relacionados
-
Por que é que Axl Rose não continuou nos AC/DC
Em entrevista, o guitarrista Angus Young esclareceu o contexto em que o vocalista dos Guns N’ Roses entrou nos AC/DC e explicou por que razão Axl não permaneceu na banda
-
O poema de Axl Rose, dos Guns N' Roses, “por um mundo melhor, pela democracia”
Em dia de eleições nos Estados Unidos, o vocalista dos Guns N’ Roses usou o Twitter para publicar um poema que é também um repto. Leia-o aqui na íntegra