
José Cid
Rita Carmo
José Cid: “Estou a poupar ao máximo. Vivo de rendimentos antigos, já anteriormente devorados pelo sistema”
28.10.2020 às 17h41
José Cid afirma que as suas expectativas para os tempos próximos estão “abaixo da linha de água” e diz à BLITZ que vai aproveitar o tempo pandémico para “fazer álbuns que venham a ser lançados num futuro distante”
"Estou a poupar ao máximo. Vivo de rendimentos antigos, já anteriormente devorados pelo sistema". É desta forma, direta, que José Cid responde à BLITZ quando o questionamos sobre as adaptações que teve de fazer ao seu orçamento, em contexto de pandemia de covid-19. E deixa farpas pelo caminho: "Deveriam ser os cantores-poetas genuínos a levar a bandeira do cortejo, que vem atrás, e as multinacionais deixarem de cobrar percentagens megalómanas sobre a criatividade que controlam".
Assumindo que as suas expectativas relativamente à retoma plena da atividade artística estão “abaixo da linha de água", diz contudo que se tem dedicado à composição: "vou aproveitar para concluir o meu álbum de rock sinfónico, 'Vozes do Além'. São 20 temas...". Os planos para 2021 não se desviam muito, com o músico a assumir, de forma irónica, que vai apostar em "fazer álbuns que venham a ser lançados num futuro distante".
Quando lhe perguntamos que resposta pensa que deve ser dada no sentido de não se deixar afundar a indústria do espetáculo, José Cid responde, de forma desarmante: "eu já sou tripolar. Não penso, sonho!".
Recorde-se que, em junho passado, Cid se mostrou bastante crítico quanto ao cancelamento dos festivais. "Isso fez com que os artistas portugueses levassem pela mesma tabela", disse, em entrevista ao Jornal de Notícias.
"Vozes do Além", o próximo álbum de José Cid, é um álbum de rock sinfónico que reúne poemas de autores como García Lorca, Natália Correia e Sophia de Mello Breyner, além de Maria Luísa Baptista ou Arlindo Costa, convidados por José Cid. As canções abordarão o tema da reencarnação. Recentemente, divulgou uma nova canção, uma balada dedicada à cidade do Porto intitulada 'Porto-Cidade'.
Relacionados
-
A carta de amor de José Cid ao Porto. A “bela mulher” que “só ama quem ela quer”
A nova balada de José Cid é dedicada à cidade do Porto, "loura distante, frígida amante, que grita de paixão: É São João!"
-
José Cid lança farpas ao Benfica e acusa Luís Filipe Vieira de ter usurpado o seu nome
O músico mostra-se indignado por ter sido incluído, alegadamente sem o seu consentimento, na Comissão de Honra da recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica, e critica a gestão do responsável máximo pelo clube lisboeta. “Parece um mercado de importação e exportação de jogadores”
-
José Cid partilha vídeo do público do seu concerto na Altice Arena, com limite de lotação
Espetáculo solidário que José Cid deu ontem na Altice Arena, em Lisboa, faz parte da digressão "Tour 2020 - Um Grammy Português"
-
José Cid: “O meu mano mais novo, Tozé Brito, faz anos hoje. Que a nossa amizade dure para além de tudo”
Tozé Brito celebrou esta terça-feira o seu 69º aniversário. José Cid, um dos seus cúmplices musicais mais antigos, assinalou-o com uma foto tirada em tempo de pandemia
-
José Cid diz que não tem dinheiro, culpa “os grandes tubarões dos espetáculos” e fala de “chantagens” nas câmaras
“Os grandes tubarões dos espetáculos fizeram pressão junto do Governo, no sentido de serem cancelados os grandes festivais, para poderem ter uma justificação legal junto das bandas estrangeiras”, acredita Cid, que fala também em concertos “a preço de saldo”