
Tim
Rita Carmo
A canção dos Xutos & Pontapés que Tim preferia que não existisse. “Atraiu os problemas todos. Às vezes aparecem estas ovelhas negras”
13.10.2020 às 12h30
“Estávamos numa fase muito acelerada e [a gravação da canção] precipitou tudo”, recorda Tim sobre o tema que, no seu entender, os Xutos & Pontapés nunca deveriam ter lançado, e que acabou por intensificar a turbulência no grupo. Para ouvir no podcast Posto Emissor
Com álbum a solo, “20-20-20”, acabado de editar, Tim - a voz e o senhor do baixo dos Xutos & Pontapés - foi o convidado da mais recente edição do podcast Posto Emissor.
Refletindo sobre todo o seu percurso, Tim abordou também os feitos dos Xutos & Pontapés, não se escusando a apontar também, sem hesitações, os problemas que o grupo enfrentou.
Desassombradamente, a voz dos Xutos reconhece que "certas músicas poderiam não ter sido tocadas", apontando "uma malha de rock banal, com uma letra do Zé Pedro acabada por mim" e que causou tensão em estúdio. "Assim que se começou a gravar, começaram os problemas. Parece que atraiu os problemas todos do 'Gritos Mudos'“, lembra, recordando o difícil álbum de 1990, lançado na ressaca do sucesso de "Circo De Feras" e "1988".
"Entre nós, estávamos numa fase muito acelerada. Aquilo precipitou tudo. Nos discos podem aparecer estas ovelhas negras", conclui.
Saiba de que canção Tim está a falar. Para descobrir no Posto Emissor a partir dos 13 minutos e 46 segundos.
Relacionados
-
Tim: “A minha entrada na Resistência causou um grande mau estar nos Xutos & Pontapés”
O vocalista dos Xutos & Pontapés recorda o momento em que, no arranque dos anos 90, decidiu fazer parte de um novo projeto, a Resistência, e como a sua entrada numa nova banda foi encarada como uma “ameaça” pelos restantes membros dos Xutos. “Percebi que não podia mostrar entusiasmo”
-
Tim: “O meu maior medo é as bandas começarem a comer-se umas às outras. A baixar preços para apanhar aquele bocadinho”
“Quando dermos por nós, nem vale muito a pena [fazer música]. Só por gosto”. Os efeitos da pandemia na vida dos músicos preocupam Tim, a voz dos Xutos & Pontapés. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Tim: “Houve uma fase dos Xutos em que fomos muito displicentes. Dávamos o concerto para chegar o mais depressa possível à discoteca”
“Lamento não termos tocado tão bem em certos concertos”, reconhece Tim, refletindo sobre um período da carreira dos Xutos & Pontapés em que as solicitações da noite se impuseram. “Chegou a um ponto em que era impossível”, assume o músico de 60 anos no podcast Posto Emissor