Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

João Peste

Rita Carmo

João Peste: “Num encontro de pessoas da cultura falei na questão de precariedade e olharam para mim como se fosse um pindérico”

João Peste recorda que, em tempos, participou num encontro de pessoas da cultura com António Costa e que, nessa altura, a questão da precariadede não foi considerada importante. “Os próprios agentes culturais não lutaram nem chamaram a atenção para esse problema”. Para ouvir no Posto Emissor

Convidado desta semana do Posto Emissor, podcast semanal da BLITZ, João Peste falou sobre as dificuldades atravessadas por músicos e outros profissionais da cultura, devido à pandemia de covid-19.

“Participei [há anos] num encontro que houve com o atual Primeiro-ministro, António Costa, para o qual foram convidadas várias pessoas da cultura”, recorda o vocalista dos Pop Dell'Arte.

“Fiquei espantado por a maioria das outras pessoas da cultura [só] falarem em dinheito, subsídios e quanto é que iriam receber se [António Costa] fosse para o Governo. Falei na questão da precariedade, que é transversal a toda a gente, e olharam para mim como se fosse um pindérico. Com a pandemia é que repararam: ai os artistas estão numa situação precária”, observa.

Ouça a resposta de João Peste pelos 14 minutos.