Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Getty Images

Bill Wyman dos Rolling Stones bate recorde leiloando baixo e assento de sanita

O baixista dos Rolling Stones leiloou mais de 1000 objetos seus, entre instrumentos pessoais e itens mais inesperados

A leiloeira californiana Julien's Auctions acolheu, no passado fim de semana, um leilão de vários objetos da coleção pessoal de Bill Wyman, baixista dos Rolling Stones.

Este leilão bateu vários recordes, incluindo o de guitarra baixo mais cara de sempre e o de amplificador mais caro. No total, foram vendidos mais de mil itens, entre instrumentos musicais, fatos usados em palco e equipamento variado.

A guitarra baixo, uma Fender Mustang de 1969 que Wyman usou nos discos dos Rolling Stones gravados entre 1969 e 1970, foi vendida por 384 mil dólares (323 mil euros), batendo assim um recorde que pertencia a Paul McCartney.

Mais inusitadamente, desta coleção fazia também parte um assento de sanita forrado, com o logótipo da banda britânica: foi vendido por 1142 dólares (962 euros), tendo-se também tornado no assento mais caro de sempre.

Uma guitarra Gibson Les Paul de 1968, pertença do falecido guitarrista Brian Jones, foi igualmente vendida - juntamente com a respetiva caixa - por 704 mil dólares (593 mil euros).

Parte das receitas obtidas com este leilão reverterão a favor de instituições de caridade: O Prince's Trust, o Macmiller Cancer Support e o Central Caribbean Marine Institute.