
Sérgio Praia
Rita Carmo
Filme sobre António Variações domina nomeações para Prémios Sophia
14.09.2020 às 18h04
Manel Cruz, autor da banda-sonora de “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas”, está também nomeado. Recorde a lista dos candidatos à vitória. Cerimónia de entrega dos galardões acontece já esta semana
O filme sobre António Variações, “Variações”, é um dos mais nomeados na edição deste ano dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.
Protagonizado por Sérgio Praia, “Variações” concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Realizador (João Maia), Melhor Ator Principal (Sérgio Praia), Melhor Ator Secundário (Augusto Madeira e Filipe Duarte), Melhor Argumento Original (João Maia), Melhor Direção de Fotografia, Melhor Som, Melhor Montagem, Melhor Direção Artística, Melhor Guarda-Roupa, Melhores Efeitos Especiais/Caracterização, Melhor Maquilhagem e Cabelos, Melhor Banda-Sonora Original e Melhor Canção Original ('Quero Dar nas Vistas').
Também Manel Cruz está nomeado por Melhor Banda Sonora Original pela música de “Tristeza e Alegria na Vida das Girafas”, filme que concorre ainda na categoria de Melhor Argumento Adaptado.
Na categoria de Melhor Banda Sonora, os demais nomeados são Legendary Tigerman, pela banda-sonora de “Caminhos Magnétykos”, e o malogrado José Mário Branco (“A Portuguesa”).
“A Herdade”, “Diamantino” e “Vitalina Varela” são alguns dos filmes com mais nomeações. Veja aqui a lista completa dos candidatos à vitória na edição deste ano dos Prémios Sophia.
Os prémios serão entregues já esta semana, a 17 de setembro, no Casino do Estoril.
Relacionados
-
António Variações no “The Guardian”: “A estrela pop que silenciou a homofobia”
Jornal britânico destaca a história e o legado do músico português
-
“Variações” e “Bohemian Rhapsody” em ciclo televisivo dedicado a grandes figuras da música
Na véspera do dia em que se completam 36 anos da morte de António Variações, o filme biográfico estreia na televisão
-
António Variações homenageado este sábado, no dia em que passam 36 anos sobre a sua morte
Variações morreu no dia de Santo António, em 1984. Este sábado será alvo de uma homenagem
-
Sérgio Praia: “Entrei na 'Floribella' com muito orgulho. Era o pai de um miúdo problemático”. Para ouvir no podcast Posto Emissor
O ator Sérgio Praia, protagonista de “Variações”, é o mais recente convidado do podcast Posto Emissor. Além de falar do desafio que foi interpretar António Variações no cinema, recordou a sua participação na série infantil “Floribella”
-
101 canções que marcaram Portugal #14: 'Estou Além', por António Variações
António Variações viveu 39 anos e varreu Portugal em dois. Portugal ainda não se recompôs de António Variações. Variações não era de tempo algum e o nosso tempo ainda não chegou a Variações. Uma história da música em Portugal que cruza Amares, o Frágil, o Zé da Guiné, a Guida Gorda e Andy Warhol. Esta é a 14ª de 101 canções que marcaram Portugal, uma rubrica que homenageia as cantigas que ficaram para a história da música portuguesa
-
Os nomeados da edição 2020 dos prémios Autores. Há “Variações”, Manel Cruz e Luís Severo
Filme sobre António Variações coleciona três nomeações. Na música, há seis candidatos à vitória nos dois prémios: melhor álbum e melhor canção