
Festa do Avante
Ana Baião/Expresso
As medidas sanitárias comunicadas pelo PCP para a Festa do Avante
31.08.2020 às 11h49
Todas as medidas de segurança e saúde anunciadas pelo PCP para a Festa do Avante até ao momento. Plano de contingência acordado com a Direção-Geral da Saúde é revelado hoje quer pelo partido quer pelo governo no briefing diário da pandemia de covid-19
As medidas sanitárias para a Festa do Avante, que regressa à Quinta da Atalaia esta semana - decorre de sexta a domingo -, já foram reveladas pelo PCP, mas o partido anunciou que ainda hoje vai divulgar o plano de contingência que resulta do parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Apesar de a DGS ter dito que não iria divulgar a versão final do parecer técnico, tanto o Primeiro-Ministro António Costa como o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa anunciaram, há momentos, que as regras serão divulgadas, hoje, no briefing diário da pandemia de covid-19.
Em comunicado, a organização diz que a festa "preenche e respeita o conjunto de normas em vigor", acrescentando, no entanto, que "o parecer da DGS contém em vários domínios graus de exigência maiores relativamente à Festa do que tem estabelecido para outras iniciativas".
O PCP aponta o dedo à "pulsão antidemocrátca mal disfarçada" dirigida à Festa do Avante, dizendo que "fica completamente à vista quando, ao mesmo tempo que tudo fazem para impedir a realização da Festa, mentem insistindo na ideia que os festivais estão proibidos e fingem não ver o que se passa no país”.
No comunicado, o partido critica as maiores exigências feitas à Festa do Avante quando comparando com as "dezenas de festivais e espetáculos que se estão a realizar, ao ar livre ou em espaços fechados como o Campo Pequeno", "as feiras do livre atualmente a decorrer em Lisboa e no Porto", as "praias cheias, incluindo com turistas estrangeiros", os "centros comerciais a funcionar" e "as atividades religiosas retomadas, nomeadamente a peregrinação de Agosto em Fátima com muitos milhares de participantes”.
O recinto da Festa do Avante tem um total de 30 hectares, tendo sido aumentado em 10000m2, e em simultâneo acolherá 1/3 das presenças da capacidade licenciada. Veja abaixo as medidas sanitárias anunciadas até ao momento, tendo em conta que as mesmas poderão entretanto ter sido revistas de acordo com o plano de contingência a ser divulgado.
- As portas abrem mais cedo na sexta-feira para evitar concentrações na entrada
- Serão abertas mais portas para evitar cruzamentos nas entradas e saídas
- Os visitantes têm de ter a máscara de proteção consigo, sendo o seu uso obrigatório nos espaços assinalados, balcões de atendimento, instalações sanitárias, exposições, feira do livro, feira do disco, etc.
- Os três palcos de grande dimensão são ao ar livre: a área da plateia do palco 25 de abril foi aumentada em 6000m2; o Auditório 1º de Maio passa a ser descoberto com uma área de 5000m2; o espaço de cinema Cineavante será ao ar livre, com uma área de 3300m2
- Haverá delimitação de áreas, com marcação de corredores e circuitos
- O pagamento será feito preferencialmente com cartão contactless
- Foi criada a figura de "Assistente de Plateia", que ajudará a orientar as pessoas
- Os espaços de exposições terão controlo de entrada e circuito linear com entrada e saída
- O espaço do livro passa a funcionar numa área ampla e com sombra
- Haverá encerramento temporário, em horário fixo, dos WCs para desinfeção
- Os espaços de esplanada serão alargados de forma a colocar mesas e assentos com distanciamento
- Haverá equipas permanentes de higienização das esplanadas em cada espaço
- Os pontos de higienização das mãos serão aumentados, sendo disponibilizado álcool-gel em diversos pontos
- Será reduzida a densidade de construção e reduzidas as paredes para maior circulação de ar
Relacionados
-
Poderá a Festa do Avante cumprir a lei e as regras da DGS? Quem organiza festivais tem dúvidas, mas prognósticos só no fim
Num verão sem festivais, a Festa do Avante promete receber no próximo fim de semana quase 50 concertos. É possível produzir um evento assim sem pôr em causa a lei e as diretrizes da Direção Geral de Saúde num contexto de pandemia? Ouvimos vários promotores profissionais de festivais portugueses
-
Festa do Avante continua sob avaliação da DGS. “Pedimos um plano de contingência. É nessa fase que estamos”
“Estamos a pedir aos interlocutores documentos técnicos que nos permitam apreciar de uma forma objetiva como é que está previsto que o evento decorra”, afirmou esta tarde Graça Freitas, diretora-geral da Saúde
-
Festa do Avante anuncia novas regras: uso de máscara obrigatório e só há eventos ao ar livre
O PCP anunciou as novas regras para a Festa do Avante, não divulgando, no entanto, qual o limite máximo da lotação
-
Governo não pode proibir Festa do Avante. “Nenhuma realização ou atividade política depende de uma autorização do Governo”
A ministra de Estado e da Presidência sublinhou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas solicitou um plano de contingência à organização do evento
-
Agir: “Não ser um festival não serve de desculpa à Festa do Avante. O problema é ter muita gente junta”
“Há algum concerto ao ar livre em que as pessoas não se abracem ou cantem juntas?”. Em maio, Agir dizia o que pensava sobre a realização da festa do PCP. No mês de 'descanso' do podcast Posto Emissor recordamos algumas das afirmações mais marcantes dos 27 programas já emitidos
-
PCP: "Os ataques à festa do Avante vêm desde a edição de 1976, então com recurso à bomba"
Partido Comunista Português refuta acusações de teimosia e irresponsabilidade e apresenta os seus argumentos num documento intitulado "Porque realizamos a Festa do Avante"
-
Juventude Comunista Portuguesa ensina a dançar a 'Carvalhesa' na Festa do Avante “com segurança e muita alegria”
Órgão dedicado à juventude do Partido Comunista Português partilhou um vídeo onde exemplifica como dançar a 'Carvalhesa', canção há muito associada aos eventos do partido. PCP reitera que a Festa do Avante se realizará em setembro, “com a responsabilidade que lhe é reconhecida”
-
Festa do Avante anuncia medidas de segurança adicionais para a edição deste ano
No suplemento do Jornal do Avante dedicado à Festa do Avante, enuncia-se uma série de medidas destinadas a "viver a vida em pleno sem descurar a proteção da saúde"
-
Álvaro Covões: “Se a situação estiver como está hoje, a Festa do Avante obviamente não vai acontecer. O PCP é um partido responsável”
Há 13 anos à frente do festival NOS Alive, Álvaro Covões considera improvável a realização da Festa do Avante à luz da atual situação da pandemia na Grande Lisboa, mas “nem sabemos o que vai acontecer daqui a uma semana”. Para ouvir no Posto Emissor