Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Adele

Instagram Adele

Adele publica foto em biquíni e é acusada de apropriação cultural

Uma fotografia na qual se mostra em biquíni colocou Adele debaixo de fogo

Adele partilhou uma fotografia no Instagram na qual surge envergando um biquíni com o padrão da bandeira da Jamaica e mostrando um penteado diferente, conhecido como nós bantu, geralmente usado por mulheres de ascendência africana, e enfureceu alguns fãs, que a acusam de apropriação cultural.

A artista britânica não reagiu às críticas, mas na legenda da imagem lê-se: "Feliz o que seria o carnaval de Notting Hill, minha querida Londres GBJM [Great Britain Jamaica]".

"Sou jamaicana e não aprecio isto. O biquíni e as penas de carnaval tudo bem, o cabelo foi um bocado longe demais, para mim", escreveu uma fã nos comentários, "é uma pena que outros jamaicanos não se sintam incomodados mas há tantos de nós que continuamos colonizados nas nossas cabeças".

Houve também quem se questionasse sobre o facto de ninguém a ter avisado antes de publicar a imagem: "passou por tantos passos antes de a foto da Adele ter sido tornado pública. Uma ideia que terá sido aprovada por várias pessoas. Um cabeleireiro que tenha perguntado 'tens a certeza?', um assessor de imprensa que disse 'vai em frente'".

"Como se 2020 não pudesse ficar mais bizarro, a Adele está a dar-vos nós bantu e apropriação cultural quando ninguém lhe pediu nada", disse ainda outro comentador, "isto marca oficialmente todas as mulheres brancas que estão no topo da pop como problemáticas. Detesto ver isto".

Houve, contudo, quem defendesse a cantora: "isto não me incomodou de todo. Algumas pessoas encontram sempre razão para destilar ódio. Por favor, não apagues a foto para acalmar os teus haters"; "a todos os não jamaicanos ignorantes que estão a acusar a Adele por apoiar a cultura jamaicana, sentem-se! Vocês não falam por nós! Nós temos respeito pela Adele".