Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Getty Images

Mike McCready dos Pearl Jam apoia desportistas solidários com Jacob Blake. “Temos que ser aliados”

As palavras de apoio do guitarrista dos Pearl Jam aos desportistas que recusaram jogar em mais um momento de grande turbulência social nos Estados Unidos. “Só agora a América está a acordar”

Mike McCready elogiou a posição tomada pela NBA, pela MLB e por outros atletas profissionais de boicotarem eventos desportivos, como protesto contra mais um caso de violência policial.

No domingo passado, Jacob Blake foi atingido a tiro pelas costas por um polícia de Kenosha, no Wisconsin, tendo ficado paralisado da cintura para baixo.

Nas redes sociais, McCready agradeceu às ligas e aos atletas envolvidos no protesto "por se posicionarem a favor da igualdade neste país".

"Temos que ser aliados, porque estamos a lutar contra 400 anos de opressão sistémica, escrita nas leis deste país. Tais leis impedem o protesto, o voto, o envio de crianças para melhores escolas, o acesso a hospitais, a escolha de residência".

"O racismo sistémico é profundo e está embutido nas nossas leis. No bairro onde cresci, existiam práticas discriminatórias. Uma imobiliária local escrevia, nas escrituras, que determinadas propriedades não poderiam ser revendidas ou arrendadas a pessoas que não da raça ariana", escreveu.

"Isto existia à nossa volta, mas muitos de nós estão ainda cegos em relação à sua dimensão e impacto. Só agora a América está a acordar".