Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Ronnie Wood, dos Rolling Stones

Críticos de arte arrasam pinturas de Ronnie Wood dos Rolling Stones. “Assustador. Talvez seja melhor ficar-se pela música”

O guitarrista dos Rolling Stones, Ronnie Wood, vai inaugurar uma exposição do seu trabalho de pintura, mas os críticos não o poupam. "Só o ego de uma estrela rock poderia pensar que não há problema em colocar a sua banda a dançar no meio da devastação de Guernica"

Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones, vai mostrar o seu trabalho de pintura na exposição "Ronnie Wood x Ashridge House", mas apesar de as portas só abrirem esta sexta-feira os críticos de arte já a arrasaram. No meio de mais de 100 quadros, o músico pegou em obras icónicas de Pablo Picasso, como "Guernica" ou "Três Mulheres" e fez releituras nas quais juntou a sua banda. Todo o dinheiro angariado com a exposição será para ajudar o NHS, o Serviço Nacional de Saúde britânico.

"Isto são pastiches assustadores", disse um crítico em declarações ao jornal britânico Guardian, "talvez o Sr. Wood devesse ficar-se por fazer música e não cruzar disciplinas". Já outro crítico, editor da ArtReview, detestou a releitura de "Guernica", dizendo: "Ele parece ter pegado numa das melhores e mais comoventes obras de arte, um grito desolado contra a guerra, para usá-lo como base de uma terrível obra sobre ele próprio. Muitas vezes, a arte consiste em ter uma dose decente de ousadia, mas isso leva a bicicleta”.

Há ainda outra crítica que defende que Wood é "infinitamente melhor a tocar guitarra do que a brincar com um pincel. Só o ego de uma estrela rock poderia pensar que não há problema em colocar a sua banda a dançar no meio da devastação de Guernica. E o Mick [Jagger] como uma das bailarinas do Picasso? Por favor, não. Se queria angariar dinheiro para a o NHS porque é que não deu um concerto?". "Os cidadão de Guernica foram bombardeados e mortos. A única coisa que os Stones alguma vez bombaram foram drogas", exclama ainda outro.

Os Rolling Stones pintados por Ronnie Wood

Os Rolling Stones pintados por Ronnie Wood

"Guernica" de Pablo Picasso segundo Ronnie Wood

"Guernica" de Pablo Picasso segundo Ronnie Wood

Mick Jagger nu segundo Ronnie Wood

Mick Jagger nu segundo Ronnie Wood