
Festa do Avante!
Ana Baião/Expresso
Governo não pode proibir Festa do Avante. “Nenhuma realização ou atividade política depende de uma autorização do Governo”
13.08.2020 às 15h58
A ministra de Estado e da Presidência sublinhou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas solicitou um plano de contingência à organização do evento
A ministra de Estado e da Presidência destacou hoje que o Governo "não tem competências legais ou constitucionais" para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras em vigor.
Na conferência de imprensa no final da reunião de hoje do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva foi questionada sobre a realização da Festa do Avante!, iniciativa organizada no início de setembro pelo PCP, e respondeu que "o Governo não tem competências legais ou constitucionais para autorizar ou limitar a atividade de qualquer iniciativa política".
A ministra fez questão de "deixar muito claro que a Constituição e a lei não permitem proibir qualquer iniciativa e qualquer atividade política e mais, que nenhuma realização ou atividade política depende de uma autorização do Governo" fora do contexto de estado de emergência.
Por isso, "a decisão de organizar a Festa do Avante! ou qualquer outra atividade política é da exclusiva responsabilidade da organização", frisou. Mariana Vieira da Silva vincou igualmente que "é evidente que esta organização, e qualquer outra, tem de respeitar e tem de ser compatível com todas as restantes regras vigentes, e que não existirá para esta iniciativa qualquer exceção às regras vigentes".
De acordo com o Governo, "foi solicitado um plano de contingência" à organização da Festa do Avante! e a Direção-geral da Saúde "está a trabalhar" com o PCP "para garantir o cumprimento dessas regras". "E esta é exatamente a ação que podemos tomar porque quanto à realização de atividades políticas fora do estado de emergência não existe nenhum poder, nenhuma competência que o Governo tenha à luz da Constituição e da lei", insistiu a ministra.
"As autoridades serão escrupulosas no cumprimento dessas regras, como têm sido de todas as regras", acrescentou, garantindo que "as autoridades de saúde e a organização desta iniciativa estão a trabalhar relativamente às diferentes regras que, existindo lei, no decreto-lei, na resolução de Conselho de Ministros que agora aprovámos, também terão que ser cumpridas na Festa do Avante!".
A governante indicou que "esse trabalho está em curso" e que "quando tiver terminado" será possível dar uma "resposta concreta" quanto ao número de pessoas que serão permitidas no recinto, "mas também a outras regras que terão de ser definidas".
Na quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, defendeu que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por causa da covid-19. "É evidente que estamos a falar, teremos que falar de outros números", declarou Marta Temido na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia, acrescentando: "compreendo que se fale de um número de 100 mil, na medida do que será a licença de utilização, mas estamos num momento específico, num contexto específico".
A ministra assegurou que à organização da Festa do Avante! "não será permitido o que está proibido, nem proibido o que está permitido" e que "não haverá exceções" às regras adotadas pelas autoridades de saúde para conter o contágio pelo novo coronavírus.
Na organização da Festa do Avante!, este ano entre 4 e 6 de setembro, no Seixal, e que é uma iniciativa política que inclui tradicionalmente concertos, exposições, debates, espaços de restauração e espaços de campismo para os espetadores, tem havido reuniões de responsáveis do PCP com técnicos da Direção-geral da Saúde. A Festa do Avante tem anunciados concertos de Xutos & Pontapés, Dino D'Santiago, Capicua, Aldina Duarte, Camané & Mário Laginha ou Lena d'Água, entre muitos outros.
Na conferência de imprensa de apresentação da Festa do Avante! deste ano, no passado dia 04, o principal responsável da organização, Alexandre Araújo, garantiu que serão cumpridas escrupulosamente as regras de distanciamento e higiene impostos pelas autoridades.
Relacionados
-
Agir: “Não ser um festival não serve de desculpa à Festa do Avante. O problema é ter muita gente junta”
“Há algum concerto ao ar livre em que as pessoas não se abracem ou cantem juntas?”. Em maio, Agir dizia o que pensava sobre a realização da festa do PCP. No mês de 'descanso' do podcast Posto Emissor recordamos algumas das afirmações mais marcantes dos 27 programas já emitidos
-
PCP: "Os ataques à festa do Avante vêm desde a edição de 1976, então com recurso à bomba"
Partido Comunista Português refuta acusações de teimosia e irresponsabilidade e apresenta os seus argumentos num documento intitulado "Porque realizamos a Festa do Avante"
-
Juventude Comunista Portuguesa ensina a dançar a 'Carvalhesa' na Festa do Avante “com segurança e muita alegria”
Órgão dedicado à juventude do Partido Comunista Português partilhou um vídeo onde exemplifica como dançar a 'Carvalhesa', canção há muito associada aos eventos do partido. PCP reitera que a Festa do Avante se realizará em setembro, “com a responsabilidade que lhe é reconhecida”
-
Festa do Avante anuncia medidas de segurança adicionais para a edição deste ano
No suplemento do Jornal do Avante dedicado à Festa do Avante, enuncia-se uma série de medidas destinadas a "viver a vida em pleno sem descurar a proteção da saúde"
-
Álvaro Covões: “Se a situação estiver como está hoje, a Festa do Avante obviamente não vai acontecer. O PCP é um partido responsável”
Há 13 anos à frente do festival NOS Alive, Álvaro Covões considera improvável a realização da Festa do Avante à luz da atual situação da pandemia na Grande Lisboa, mas “nem sabemos o que vai acontecer daqui a uma semana”. Para ouvir no Posto Emissor
-
Confirmada na Festa do Avante, Lena d'Água afirma: “Oxalá aconteça. Nós precisamos é de tocar”. E fala-nos de “uma coincidência incrível”
Comentando a polémica em torno da edição deste ano da Festa do Avante, Lena d'Água, que integra o cartaz do evento, mostra-se entusiasmada com a atuação e recorda a sua passagem pelo evento em 1981, “no memorável dia em que fui dispensada da Salada de Frutas”
-
Festa do Avante: Capicua e Tó Trips dos Dead Combo acreditam que só há festa se houver condições
Dois dos artistas confirmados no cartaz da Festa do Avante, Capicua e Tó Trips comentam a realização do evento em tempos de pandemia de covid-19. “Nós vivemos disto”
-
Festa do Avante anuncia cartaz. Conheça os artistas confirmados
Xutos & Pontapés e Mão Morta estão entre os vários nomes anunciados pelo PCP para o Avante, de 4 a 6 de setembro
-
“Vão ser usados mais de 30 campos de futebol para a realização da festa”. Jerónimo de Sousa, a dois meses do Avante
O secretário-geral do PCP pronunciou-se sobre a realização da Festa do Avante este ano, garantindo que limitar o número de entradas no evento não está nos planos do partido. Cartaz musical não foi anunciado
-
Agir: “Não ser um festival não serve de desculpa à Festa do Avante. O problema é ter muita gente junta”
“Há algum concerto ao ar livre em que as pessoas não se abracem ou cantem juntas?”. A opinião de Agir sobre a possibilidade de realização da festa do PCP. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Festa do Avante continua nos planos do PCP. Jerónimo de Sousa pede calma às “almas inquietas”
O secretário-geral do PCP garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão “muito empenhados” em realizá-la em setembro
-
Diploma dos festivais promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa. Festa do Avante e outras iniciativas não estão proibidas
Proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro não se estende a iniciativas religiosas, sociais ou políticas. A lei prevê que pode mesmo haver o que habitualmente se qualifica como festival desde que em determinadas circunstâncias