
Robert Trujillo, baixista dos Metallica
Getty Images
Robert Trujillo dos Metallica à BLITZ: “A homenagem ao Cliff Burton que o pai dele pôde ver foi o momento mais emocionante do concerto S&M2”
11.08.2020 às 12h27
A homenagem ao malogrado Cliff Burton, baixista da era clássica dos Metallica, foi para o atual 'dono' do instrumento o momento alto de “S&M2”, nova colaboração dos Metallica com a Orquestra Sinfónica de São Francisco. Em entrevista exclusiva BLITZ/Expresso, Trujillo recorda o acontecimento emocionante, ao qual pôde assistir, aos 94 anos, o pai de Burton, que viria a falecer pouco tempo depois
Quando os Metallica gravaram o seu primeiro disco ao vivo com a Orquestra Sinfónica de São Francisco, em 1999, Robert Trujillo ainda não tinha entrado na banda. Por isso, os concertos do passado mês de setembro, que deram origem a uma espécie de “sequela” desse álbum (“S&M2”, nas lojas no final do mês), foram especialmente entusiasmantes para o baixista, que falou à BLITZ sobre a experiência.
“Para os músicos da orquestra deve ter sido muito entusiasmante, porque durante o concerto e mesmo nos ensaios, eles estavam a fazer headbanging e a sorrir, às vezes até acenavam!”, recorda.
“Estávamos a partilhar aquele momento com eles e eles estavam felizes com isso, embora também se mantivessem concentrados em fazer um bom trabalho, claro”, conta.
“Houve muitos momentos altos, mas para mim o momento mais alto foi quando o Scott Pingel [músico da orquestra] tocou a '(Anesthesia) Pulling Teeth'. Foi uma mensagem tão bonita”, elogia.
“Recentemente perdemos o Ray Burton, pai de Ciff [Burton, baixista dos Metallica, falecido em 1986], e ele pôde ver o concerto e o Scott a tocar aquela composição [do seu filho], com aquele arranjo. Esse momento teve muito mais significado do que simplesmente tocar para os fãs de Metallica: o Scott tocou para o Cliff e para o pai dele. Foi um momento muito especial”.
Veja aqui um vídeo desse momento, registado por fãs.
Filmado em setembro do ano passado, nos dois concertos que os Metallica deram com a Sinfonia de São Francisco, "S&M2" sai a 28 de agosto numa série de formatos áudio e visuais. Veja o trailer e um dos temas tocados naquelas noites especiais.
Relacionados
-
Robert Trujillo à BLITZ: “Quando entrei nos Metallica foi muito stressante. Diziam-me: salta para a água, mesmo que haja uma tempestade”
Em entrevista exclusiva BLITZ/Expresso, o baixista dos Metallica recorda que, nos primeiros dois ou três anos, teve dificuldade em “acompanhar” os companheiros de banda e acusou a pressão
-
Robert Trujillo, dos Metallica, à BLITZ: “Tenho saudades de Portugal. Foi na Ericeira que apanhei uma das melhores ondas de sempre”
Em entrevista exclusiva BLITZ/Expresso, a propósito do lançamento do disco ao vivo "S&M2", o baixista dos Metallica falou da sua forte relação com um país de pessoas “simpáticas e positivas”. “Os meus amigos em Portugal são aquele tipo de pessoa que posso não ver durante cinco ou seis anos, mas quando aí chego e vamos sair, é como se os tivesse visto há três dias”
-
No dia do seu 57º aniversário, James Hetfield dos Metallica recebe 'piropo': "Ele é o Padrinho do metal"
"O segredo está na sua presença física", diz outro dos grandes do rock. O vocalista dos Metallica celebra hoje, 3 de agosto, 57 primaveras
-
Os Metallica vão fazer um álbum de quarentena? “Estamos a arranjar forma de gravar em 4 estados diferentes. E entusiasmados com a ideia!”
Os norte-americanos Metallica não querem deixar que a pandemia os atrase e estão a investigar formas de gravar um álbum mesmo afastados por muitos quilómetros