
Rui Veloso
Rui Veloso: “Não tenho fé em Deus. E também não tenho lá muita no ser humano”
08.08.2020 às 9h45
“Lidei com muita gente que não me fez bem nenhum”, afirma Rui Veloso, revelando a sua falta de crença tanto nas matérias divinas como nas terrenas
Rui Veloso falou sobre a sua falta de crença em Deus numa entrevista à revista Notícias Magazine. Depois de recordar os momentos em que esteve perto da morte, "uma delas com um princípio de septicemia", o músico confessou que nem isso o fez deixar de ser ateu: "não tenho fé em Deus. E também não tenho lá muita no ser humano".
"Desilusões todos temos na vida. Vai-nos acontecendo. Vamos ficando a conhecer os caminhos, a deitar fora o joio", explicou-se Veloso, "lidei com muita gente que não me fez bem nenhum. A certa altura temos noção de que perdemos muito tempo com coisas insignificantes. Fica o mais importante. Ficar em casa a ler um livrinho, por exemplo".
As declarações chegam depois de o músico falar sobre a forma como lida com a passagem do tempo: "é uma chatice. Envelhecer e ver envelhecer. Perdi o meu pai há um ano. Foi-se apagando. Ficando cada vez mais triste. Tinha medo de cegar. Não queria morrer sem luz. Já vejo o meu pai na minha pele e nas minhas mãos. Já vejo o meu pai em mim. Essa passagem do tempo traz-me a necessidade enorme de fazer coisas que não fiz. De mudar. Viajar mais, ler mais. Tenho ali uma estante enorme de livros que gostava de ler".
Recorde-se que Rui Veloso foi convidado do Posto Emissor, podcast semanal da BLITZ, no início de julho, tendo falado sobre o facto de fazer parte do grupo de risco, no que diz respeito à covid-19, devido a ter um enfisema".
Relacionados
-
Rui Veloso: “Whisky, women and money. Estou a pagá-las”
Se pudesse, Rui Veloso mudava “muitas asneiras” que fez no passado. A celebrar 40 anos do mítico “Ar de Rock”, o músico tem olhado para trás e refletido sobre o seu percurso, chamando ao uísque a sua “droga dura”
-
Rui Veloso explica rutura com Carlos Tê. “Coisas de egos. Quando ele dá entrevistas, evita falar de mim. Eu não faço isso”
Rui Veloso fala do fim da parceria com Carlos Tê, responsável pelas letras dos seus grandes sucessos. Quando passam 40 anos do marcante “Ar de Rock”, o músico lamenta não poder continuar a colaborar com o letrista
-
Rui Veloso: “Faço parte do grupo de risco. Tenho um enfisema e portanto estou mais à bica que os outros”
Em tempos de pandemia, Rui Veloso revela-se cauteloso devido à doença pulmonar de que padece. “Tive um bocadinho de medo, mas estive confortavelmente sozinho”. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Rui Veloso: “Em 1980 fui com a namorada para o Algarve. Na praia comecei a ouvir o 'Chico Fininho'. Ninguém me reconheceu”
Há 40 anos, 'Chico Fininho' chegava aos ouvidos de um país inteiro, mas Rui Veloso não sentiu os efeitos do 'boom' de imediato. O músico do aniversariante “Ar de Rock” recorda a primeira vez que ouviu uma canção sua na telefonia. “Eu estava na praia e tinha uns gajos ao lado com um rádio”. Uma história para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Rui Veloso: “Estou com 63 anos e com a vida que fiz não posso esperar muitas benesses”
“Estou farto da colmeia. Quero ir para ainda mais longe”. Aos 63 anos, Rui Veloso põe a sua vida em perspetiva e afirma que se confronta com várias escolhas. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Rui Veloso: “O Carlos Tê desligou-se, foi à vida dele. Fica difícil cantar qualquer coisa”
Na altura em que se assinalam 40 anos do álbum “Ar de Rock”, o seminal primeiro estilhaço do 'boom' do rock português dos anos 80, Rui Veloso revela que não tenciona voltar a cantar inéditos. Ouça as suas razões no podcast Posto Emissor
-
Rui Veloso: “Quando eu disse que o hip-hop não era bem música, o que quis dizer é que a ouvir hip-hop não aprendo nada musicalmente”
O músico esclarece afirmações suas mal recebidas pela comunidade hip-hop em 2018. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Rui Veloso: “Sou músico, não sou cantor. Tinha uma autoestima muito baixa. Não fui talhado para isto e acabei por ser escolhido à força”
Rui Veloso confessa que a timidez sempre o acompanhou ao longo da carreira: “Se pudesse ter sucesso e não ser famoso, era o que eu mais gostava”. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Posto Emissor #23: BLITZ convida Rui Veloso. Dos 40 anos de 'Chico Fininho' à necessidade de “fugir da colmeia”
Este é o Posto Emissor, todas as quintas-feiras na Blitz, no Expresso e nas principais plataformas de podcasts. Rui Veloso é o convidado desta semana. Voltamos a 1980 e ao jovem saído do Porto que em Lisboa gravou “Ar de Rock”, um álbum vital no rock em Portugal que completa por estes dias 40 redondos verões. Os prazeres e as expectativas do músico de 63 anos são temas de uma conversa desempoeirada