
Festa do Avante
Ana Baião/Expresso
PCP: "Os ataques à festa do Avante vêm desde a edição de 1976, então com recurso à bomba"
30.07.2020 às 15h54
Partido Comunista Português refuta acusações de teimosia e irresponsabilidade e apresenta os seus argumentos num documento intitulado "Porque realizamos a Festa do Avante"
No seu site oficial, o Partido Comunista Português publicou um comunicado justificando a realização da Festa do Avante em contexto pandémico.
Garantindo que tomará “todas as medias sanitárias”, o PCP argumenta: “Deixar de fazer [a Festa do Avante] apenas porque sob ela se lançou uma campanha mistificatória para instrumentalizar reais e naturais factores de preocupação – em si mesmo agigantados pelas razões que são conhecidas – seria soçobrar a uma ofensiva reaccionária que, tendo êxito, cedo passaria para outros patamares de limitação de liberdade e direitos”.
No texto, pode ler-se que o decreto do Governo sobre festivais de verão e outros eventos prevê a realização dos mesmos, “desde que cumpridas as regras sanitárias em articulação com a DGS. Diversos eventos culturais estão a acontecer: Jazz ao ar livre em Leiria, o Jardim de Verão na Gulbenkian, programação do CCB, Noites do Palácio, no Porto, entre tantos outros”, exemplificam.
“Não há qualquer excepção para o PCP, além do mais, porque a actividade política não está suspensa”, acrescentam.
O PCP refuta ainda acusações de irresponsabilidade na realização do Avante: “Irresponsabilidade é impor a milhares de trabalhadores que circulem em transportes públicos sobrelotados, é a falta de condições de sanitárias em muitos locais de trabalho por todo o país, é a habitação precária a que muitas famílias são sujeitas, irresponsabilidade são os ataques desferidos ao SNS durante décadas. (...) É também pela defesa dos trabalhadores que a Festa do Avante! tem de se realizar”.
“Para o PCP, o lazer, o convívio e a cultura não podem ser privilégios, têm de estar acessíveis a todos e é possível fazê-lo em segurança”, rematam, defendendo que “os ataques à festa vêm desde a edição que se realizou em 1976, então com recurso à bomba. Manteve-se durante anos (...) e prosseguiu até aos dias de hoje com as linhas de desinformação e calúnia que foram lançadas sobre aspectos da sua realização”.
A Festa do Avante realiza-se a 4, 5 e 6 de setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. Confirmados estão concertos de Xutos & Pontapés, Dino D'Santiago, Camané & Mário Laginha, Capicua, Lena d'Água, Dead Combo e Mão Morta, entre muitos outros.
Relacionados
-
Festa do Avante anuncia cartaz. Conheça os artistas confirmados
Xutos & Pontapés e Mão Morta estão entre os vários nomes anunciados pelo PCP para o Avante, de 4 a 6 de setembro
-
“Vão ser usados mais de 30 campos de futebol para a realização da festa”. Jerónimo de Sousa, a dois meses do Avante
O secretário-geral do PCP pronunciou-se sobre a realização da Festa do Avante este ano, garantindo que limitar o número de entradas no evento não está nos planos do partido. Cartaz musical não foi anunciado
-
Juventude Comunista Portuguesa ensina a dançar a 'Carvalhesa' na Festa do Avante “com segurança e muita alegria”
Órgão dedicado à juventude do Partido Comunista Português partilhou um vídeo onde exemplifica como dançar a 'Carvalhesa', canção há muito associada aos eventos do partido. PCP reitera que a Festa do Avante se realizará em setembro, “com a responsabilidade que lhe é reconhecida”
-
Álvaro Covões: “Se a situação estiver como está hoje, a Festa do Avante obviamente não vai acontecer. O PCP é um partido responsável”
Há 13 anos à frente do festival NOS Alive, Álvaro Covões considera improvável a realização da Festa do Avante à luz da atual situação da pandemia na Grande Lisboa, mas “nem sabemos o que vai acontecer daqui a uma semana”. Para ouvir no Posto Emissor
-
Confirmada na Festa do Avante, Lena d'Água afirma: “Oxalá aconteça. Nós precisamos é de tocar”. E fala-nos de “uma coincidência incrível”
Comentando a polémica em torno da edição deste ano da Festa do Avante, Lena d'Água, que integra o cartaz do evento, mostra-se entusiasmada com a atuação e recorda a sua passagem pelo evento em 1981, “no memorável dia em que fui dispensada da Salada de Frutas”
-
Festa do Avante: Capicua e Tó Trips dos Dead Combo acreditam que só há festa se houver condições
Dois dos artistas confirmados no cartaz da Festa do Avante, Capicua e Tó Trips comentam a realização do evento em tempos de pandemia de covid-19. “Nós vivemos disto”
-
Festa do Avante anuncia medidas de segurança adicionais para a edição deste ano
No suplemento do Jornal do Avante dedicado à Festa do Avante, enuncia-se uma série de medidas destinadas a "viver a vida em pleno sem descurar a proteção da saúde"