
David Bowie vestido por Kansai Yamamoto em 1971
Masayoshi Sukita
Morreu Yamamoto, autor de alguns dos fatos mais icónicos de David Bowie
27.07.2020 às 12h07
O estilista japonês foi colaborador próximo de David Bowie ao longo da sua carreira
Kansai Yamamoto, o estilista japonês conhecido pela sua colaboração próxima com David Bowie, morreu no passado dia 21 de julho, aos 76 anos.
A sua morte foi anunciada hoje, 27 de julho, na sua conta de Instagram.
Kansai Yamamoto foi vítima de leucemia mieloide e, de acordo com o comunicado partilhado nas suas redes sociais, “manteve o otimismo e nunca perdeu a sua paixão pela criação”, mesmo quando estava doente.
O designer, cujo lema era “a energia humana não tem limites”, morreu “pacificamente, rodeado pelos seus entes queridos”, informou a família.

Kansai Yamamoto em Londres, 1971
Getty Images
Amigo de Elton John e Stevie Wonder, Kansai Yamamoto começou a colaborar com David Bowie no início da década de 70, criando numerosos fatos para o músico britânico, sobretudo durante a digressão de “Aladdin Sane”, de 1973.
Em 2016, o estilista disse ao Hollywood Reporter: “Quando o David começou a usar as minhas roupas de mulher, as pessoas ficaram muito surpreendidas. Felizmente ele tinha um corpo esguio e as roupas ficavam-lhe muito bem. Aconteceu uma espécie de reação química: as minhas roupas tornaram-se parte do David, das suas canções. Tornaram-se parte da mensagem que ele comunicou ao mundo”.
Relacionados
-
O vídeo de 1983 em que David Bowie acusa a MTV de não passar artistas negros
Numa entrevista realizada há 37 anos, Bowie criticava o então jovem canal de música, entrando em debate com o entrevistador. Para ver aqui
-
'Under Pressure', clássico dos Queen e David Bowie, em versão “torradeira” pelos Roots, Jimmy Fallon e o vocalista dos Panic! At The Disco
Versão caseira para o clássico dos Queen com David Bowie foi gravada para o programa de Jimmy Fallon e conta com recurso a uma torradeira, um tacho, copos e frascos