
“Rodeados por agentes com termómetros, operadores de câmara de máscara e baldes de álcool gel”. Como foi feito o novo filme de Nick Cave
14.07.2020 às 11h50
“Idiot Prayer”, o novo filme de Nick Cave, foi gravado em plena pandemia de covid-19. O australiano explica como foi o processo
No próximo dia 23 de julho, Nick Cave vai partilhar com os fãs o filme “An Idiot Prayer”, gravado na sala Alexandra Palace, em Londres, no passado mês de junho.
Em comunicado, o australiano explica que teve a ideia de fazer este espetáculo, sem público, depois de, durante a sua digressão de perguntas e respostas, ter "desconstruído" algumas das suas canções, colocando maior ênfase nas palavras. Nick Cave chegou mesmo a pensar ir para estúdio gravar novas versões dos seus clássicos.
“Depois, claro, o mundo entrou em confinamento. A digressão dos Bad Seeds para 2020 foi adiada. Os estúdios fecharam. As salas de concertos fecharam. E o mundo caiu num silêncio sinistro e meditativo”.
“Foi nesse silêncio que comeceu a pensar na ideia de não só gravar as canções, mas também filmá-las - e começámos a juntar uma pequena equipa, para podermos voltar à ação mal pudéssemos”.
“Entretanto, fiquei em casa a tentar perceber como tocar mais canções no formato 'Conversations' - canções novas e canções do 'Ghosteen', canções dos Grinderman e coisas antigas dos Bad Seeds”.
“Trabalhámos com a equipa do Alexandra Palace - uma sala onde eu já toquei e que adoro - para arranjarmos uma data, mal tivessem autorização para reabrir. Tivemos uma equipa de produção incrível, e o que eles fizeram nesta situação extraordinária foi uma maravilha. Rodeados por agentes com fitas métricas e termómetros, operadores de câmara de máscara, técnicos nervosos e baldes de álcool gel, criámos algo muito estranho e muito belo que se liga a este momento de incerteza, mas não se verga ao mesmo”.
“Idiot Prayer”, o concerto gravado no Alexandra Palace, completa a trilogia de filmes de Nick Cave, depois de “20.000 Days on Earth” e “One More Time With Feeling” e, segundo Nick Cave, “é o seu clímax luminoso e sentido. É uma oração no vazio - sozinho no Alexandra Palace”.
O filme pode ser visto a 23 de julho, pelas 20h (hora de Portugal Continental), mediante compra de bilhete.
Relacionados
-
Um piano numa sala enorme e vazia, um poema sobre Elvis. Chegou o trailer do novo filme de Nick Cave
Acaba de ser revelado o trailer do filme gravado, sem público, numa centenária sala londrina
-
Posto Emissor #24: BLITZ convida Álvaro Covões. Da pandemia que tudo mudou aos planos para o NOS Alive 2021
Este é o Posto Emissor, todas as quintas-feiras na Blitz, no Expresso e nas principais plataformas de podcasts. Álvaro Covões, diretor-geral da Everything Is New, é o nosso convidado esta semana. Numa altura em que, num mundo sem covid-19, o seu NOS Alive deveria estar a decorrer, o promotor de espetáculos fala dos planos para 2021, recorda episódios da infância, resume um percurso de três décadas ligado aos concertos e aborda os enormes desafios que a pandemia coloca à música ao vivo
-
Concerto virtual de Nick Cave vai ter “raridades que os fãs vão ouvir pela primeira vez”
Nick Cave a sós com um piano. O espetáculo “Idiot Prayer” promete surpresas
-
Nick Cave vai passar vídeos 'caseiros' durante 24 horas. Hoje o dia é dedicado aos fãs
Nick Cave dá destaque à 'arte dos fãs' na sua Bad Seed TeeVee