
O vídeo de 1983 em que David Bowie acusa a MTV de não passar artistas negros
17.06.2020 às 10h20
Numa entrevista realizada há 37 anos, Bowie criticava o então jovem canal de música, entrando em debate com o entrevistador. Para ver aqui
Foi recuperado, ao longo das últimas semanas, um vídeo de uma entrevista de David Bowie à MTV na qual o "Camaleão" se queixa do facto de o canal não passar vídeos de artistas negros.
A entrevista teve lugar em 1983, e tornou-se viral na sequência da morte de George Floyd e dos subsequentes protestos contra o racismo.
"Tenho visto a MTV ao longo dos últimos meses, é um empreendimento sólido. Mas estou espantado com o facto de darem tempo de antena a tão poucos artistas negros. Porquê?", questiona Bowie.
Perante a resposta do entrevistador, que afirma que a MTV "tem de passar a música que achamos que todo o país irá gostar", e que em certas regiões dos Estados Unidos os espectadores teriam "medo" de artistas como Prince, o autor de 'Let's Dance' replica: "Se calhar, os Isley Brothers ou o Marvin Gaye significam algo para um miúdo negro de 17 anos. Certamente que ele também faz parte da América".
Veja a entrevista completa:
Relacionados
-
Filha de George Floyd torna-se acionista da Disney
Gianna Floyd, filha do afro-americano que morreu às mãos da polícia, é agora dona de ações da gigante do entretenimento
-
Os Lady Antebellum mudaram de nome. O problema é que o novo nome já tem dono
Quando uma banda pensa que está a fazer a coisa certa, só que não
-
“8:46”, o especial de Dave Chappelle na Netflix, agora é grátis. Veja-o aqui
O especial do comediante Dave Chappelle na Netflix, lançado no meio do ‘turbilhão’ do caso George Floyd, pode ser agora visto gratuitamente
-
“Estamos na iminência da destruição”. Uma rara e contundente entrevista de Bob Dylan
Em entrevista ao ‘New York Times’, Bob Dylan aborda a morte de George Floyd, o coronavírus e o estado do mundo