Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

O vídeo de 1983 em que David Bowie acusa a MTV de não passar artistas negros

Numa entrevista realizada há 37 anos, Bowie criticava o então jovem canal de música, entrando em debate com o entrevistador. Para ver aqui

Foi recuperado, ao longo das últimas semanas, um vídeo de uma entrevista de David Bowie à MTV na qual o "Camaleão" se queixa do facto de o canal não passar vídeos de artistas negros.

A entrevista teve lugar em 1983, e tornou-se viral na sequência da morte de George Floyd e dos subsequentes protestos contra o racismo.

"Tenho visto a MTV ao longo dos últimos meses, é um empreendimento sólido. Mas estou espantado com o facto de darem tempo de antena a tão poucos artistas negros. Porquê?", questiona Bowie.

Perante a resposta do entrevistador, que afirma que a MTV "tem de passar a música que achamos que todo o país irá gostar", e que em certas regiões dos Estados Unidos os espectadores teriam "medo" de artistas como Prince, o autor de 'Let's Dance' replica: "Se calhar, os Isley Brothers ou o Marvin Gaye significam algo para um miúdo negro de 17 anos. Certamente que ele também faz parte da América".

Veja a entrevista completa: