
Khruangbin: o guitarrista Mark Speer à esquerda
Perguntámos aos norte-americanos Khruangbin se conheciam música portuguesa. A resposta foi surpreendente
16.06.2020 às 11h14
A banda do Texas, que no ano passado tocou em Paredes de Coura, mostrou um conhecimento curioso da pop portuguesa. A resposta do guitarrista Mark Speer à nossa pergunta foi inesperada
Com disco novo, "Mordechai", em breve nas lojas, os norte-americanos Khruangbin falaram esta semana com a BLITZ acerca do seu quarto álbum, mas também sobre outros temas, como os protestos que nos Estados Unidos se seguiram à morte de George Floyd.
Apreciadores e colecionadores de música da Ásia, África e outras paragens, os Khruangbin mostraram-se também conhecedores dos sons de Portugal, falando o guitarrista Mark Speer de fado e do ukulele/cavaquinho que os portugueses levaram para o Havaí.
Mas, quando lhe perguntámos se conhecia música portuguesa, a resposta de Mark Speer foi pronta e surpreendente.
"Gosto muito de uma canção chamada 'Jardim Zoológico'", revelou. "Não sei se estou a dizer bem o nome... é de uma cantora chamada Lena d'Água".
Eis a canção de 1983 a que Mark Speer se refere:
Curiosamente, Lena d'Água faz hoje anos, mandando a BLITZ os seus parabéns à autora do melhor disco português do ano passado para o nosso "júri".
"Mordechai", o novo disco dos Khruangbin (palavra que em tailandês significa avião), sai a 26 de junho. Eis um dos seus singles, 'Time (You and I)'.
Recorde aqui a passagem da banda de Houston, no Texas, por Portugal no passado verão - um concerto que Mark Speer considera ter sido "um dos melhores que alguma vez demos em festivais".










Relacionados
-
Os 10 melhores concertos que vimos no Vodafone Paredes de Coura
Os nossos concertos favoritos do festival minhoto. As reportagens e as fotos do melhor da edição de 2019
-
A nave espacial dos Khruangbin deu uma volta ao mundo em Paredes de Coura
A banda de nome mais impronunciável do cartaz surpreendeu (e deixou-se surpreender) ao fim da tarde. "Este é um dos festivais mais bonitos onde já estivemos. Cheira tão bem!"