Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Banksy

Getty Images

Banksy divulga obra dedicada ao Black Lives Matter com a bandeira dos EUA a arder. “Este é um problema branco”

A bandeira dos Estados Unidos arde na mais recente obra divulgada por Banksy. “Primeiro achei que não deveria dizer nada e deixar a comunidade negra falar. Mas não é um problema deles. É meu”. Leia a mensagem do artista

Banksy abordou o movimento Black Lives Matter numa obra revelada este sábado, juntando-se assim às manifestações contra a violência policial sobre a comunidade negra nos Estados Unidos.

Em imagens divulgadas no Instagram do artista podemos ver a bandeira dos Estados Unidos a arder, exposta que está à chama de uma vela, sob uma espécie de altar.

A acompanhá-las, um texto:

"Inicialmente pensei em calar-me para ouvir o que tem a dizer a comunidade negra. Mas por que razão deveria eu, afinal, fazê-lo? Não é um problema deles. É meu. O sistema está a falhar às pessoas de cor. O sistema branco. É como uma infiltração num cano, que inunda a casa do apartamento das pessoas que vivem em baixo. (...) Não lhes cabe arranjá-lo. Não conseguem. Não podem entrar no apartamento de cima. Isto é um problema branco. Se os brancos não o resolvem, alguém vai ter de ir lá acima mandar a porta abaixo".