
Pedro Abrunhosa
Pedro Abrunhosa: “Por muito respeito que eu tenha pelo Jerónimo de Sousa, está na altura de o PCP atualizar a sua liderança”
21.05.2020 às 13h49
“O PCP é um partido fundamental para a democracia portuguesa e tem de, uma vez por todas, modernizar-se”, considera o músico do Porto, sugerindo que o partido considere a sucessão do seu secretário-geral. Para ouvir no podcast Posto Emissor
Falando com generosidade sobre numerosos temas, Pedro Abrunhosa comentou no podcast Posto Emissor as novas formas pensadas, pelo meio musical e pelas autoridades, para continuar a realizar espetáculos ao vivo.
A questão da possibilidade de realização da Festa do Avante, em setembro, foi um dos assuntos abordados. "É irrelevante se o Avante é uma festa política ou um festival", afirma. "O vírus não vai evitar saltar de camarada em camarada", acrescenta. Um pouco adiante na conversa com Mário Rui Vieira e Lia Pereira, Abrunhosa sugere que o Partido Comunista considere a sucessão do seu secretário-geral. "Tenho pena porque o PCP é um partido fundamental para a democracia portuguesa e tem de, uma vez por todas, modernizar-se. Por muito respeito que eu tenha pelo Jerónimo de Sousa, eu penso que está na altura de o PCP atualizar a sua liderança".
Em causa, a opacidade que vê nas tomadas de posição do partido sobre vários assuntos. "No outro dia, o PCP disse que não tinha os dados relativos à venda de bilhetes e de quanta gente esteve no ano passado na Festa do Avante. É uma desculpa que o PCP sempre usou para tudo. Lembro-me de debates que se davam dentro do PCP nos anos 80 acerca da invasão da Hungria em 56 ou da Checoslováquia em 68 pela União Soviética. O PCP também dizia que não tinha dados para se poder pronunciar. É a mesma resposta que se está a dar agora”.
Para ouvir aqui, a partir dos 50 minutos:
Relacionados
-
Pedro Abrunhosa: “É natural que um homem deslumbrante e com abdominais tenha mais seguidores do que um careca desinteressante que canta mal”
Os mistérios das redes sociais descodificados por Pedro Abrunhosa: "hoje em dia, não é preciso fazer grande coisa". Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Pedro Abrunhosa: “[André Ventura] é um vigarista de feira. As pessoas com medo têm tendência para acreditar nos fanfarrões”
Sem papas na língua, Pedro Abrunhosa fala sobre o “discurso de ódio“, que “usa o medo das pessoas”, e diz aquilo que pensa sobre o líder do Chega. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Pedro Abrunhosa: “Todos os dias penso em mandar os óculos fora”
O músico do Porto fala abertamente sobre a relação com o acessório que há tantos anos lhe faz companhia: os óculos escuros. Hoje considera-os “uma atrapalhação”. Para ouvir no Posto Emissor
-
Pedro Abrunhosa: “[Cavaco] era, na sua postura, muito próximo do que tinha sido Salazar”
Pedro Abrunhosa recorda o concerto na Costa de Caparica, no verão de 1994, que catapultou o descontentamento nacional em pleno turbilhão social ampliado pelo buzinão na ponte 25 de Abril, em Lisboa. “Nunca mais houve cargas policiais em Portugal. O povo português nunca mais aceitou ser espezinhado”. Na mira de Abrunhosa esteve sempre Cavaco Silva. Para ouvir no podcast Posto Emissor
-
Pedro Abrunhosa: “O meu pai tem 96 anos e não o abraço há dois meses. Quanto tempo mais terá para ser abraçado?”
As saudades do pai, em isolamento devido à pandemia de Covid-19, serviram de inspiração a 'Tempestade', o novo single de Pedro Abrunhosa em dueto com Carolina Deslandes. O músico fala sobre a canção e sobre o pai no podcast Posto Emissor
-
Pedro Abrunhosa: “Falo do meu filho agora porque pela primeira vez ao fim de 26 anos tenho uma razão profissional para falar dele”
Depois de dizer que tem uma vida "banal", fora dos palcos, Pedro Abrunhosa fala sobre a família e, particularmente, sobre o filho. Para ouvir no podcast Posto Emissor