
40 anos da morte de Ian Curtis dos Joy Division. Peter Hook ficou “zangado” com o amigo e companheiro de banda
18.05.2020 às 11h33
A opinião do baixista Peter Hook, que admite ter ficado zangado quando o vocalista da sua banda se suicidou, em 1980. Depois veio o sentimento de culpa
No dia em que se assinala o 40º aniversário da morte de Ian Curtis, Peter Hook vai partilhar em streaming um concerto em que tocou todas as canções dos Joy Division com a sua banda, The Light. O espetáculo aconteceu em 2015, numa igreja em Macclesfield, onde Ian Curtis cantava no coro quando era criança.
O ex-companheiro de banda de Ian Curtis confessou também, em entrevista ao Yahoo Entertainment, que ficou "zangado" quando o amigo se suicidou.
"Fiquei mesmo chateado quando ele morreu. Mas à medida que fui envelhecendo, percebi que o mais importante não foi o fim dos Joy Division. O mais importante é que uma filha perdeu o seu pai. Pais perderam o seu filho. Uma mulher perdeu o marido. Uma amante perdeu o amante. Isso é que é importante. Porque grupos há muito, daqui a um minuto já apareceu outro".
Peter Hook confessa ainda que sentiu alguma culpa quando Ian Curtis se suicidou.
"O suicídio de um amigo próximo ou de um familiar faz sempre com que nos sintamos culpados".
Ian Curtis morreu a 18 de maio de 1980, aos 23 anos.
Relacionados
-
As 60 cartas de agradecimento que Bono dos U2 escreveu a Nick Cave, David Bowie, Joy Division, Beyoncé e outros
Aos 60 anos, o vocalista dos U2 já havia partilhado a lista das canções que salvaram a sua vida. Agora, mostra as cartas que enviou a 60 vultos da música: dos Ramones a Patti Smith, dos Beatles aos Stones, de Kanye West a Nick Cave
-
Há 40 anos, Ian Curtis dos Joy Division desistia de viver. Ainda vamos a tempo de descobrir o homem por trás do mito
Passam 40 anos sobre a morte de Ian Curtis, a voz e a alma dos Joy Division. Voltamos ao encontro de quem o conheceu e nele pôde encontrar mais do que um génio torturado. Depoimentos essenciais para conhecer alguém que, tendo partido aos 23 anos num dia de céu azul numa cidade habitualmente cinzenta, viveu sempre em muita música que ouvimos desde então. E que, apesar do desesperado desenlace, sabia rir. Quem era, afinal, Ian Kevin Curtis?
-
Homenagem a Ian Curtis dos Joy Division nos 40 anos da sua morte
A 18 de maio passam 40 anos sobre a morte do vocalista dos Joy Division. Está a ser preparado um evento especial