
Adam Clayton dos U2 chega-se à frente para falar sobre depressão e saúde mental
16.05.2020 às 9h30
O artista, que já se debateu com problemas depressivos no passado, deu uma ‘aula’ durante a quarentena
Adam Clayton, baixista dos U2, deu uma entrevista ao programa de televisão "The Late Late Show" a partir de sua casa, onde se encontra a cumprir a quarentena.
O músico aproveitou a oportunidade para falar de questões como a saúde mental, tendo em conta a pandemia e o isolamento social, que podem provocar ansiedade e depressão em muitas pessoas.
"Acho que é muito stressante. Estar fechado em casa, em espaços pequenos, talvez com crianças, tendo que trabalhar se ainda tiverem emprego... O facto de não existir um espaço pessoal onde se possa fazer uma conexão por conta própria causa ansiedade", afirmou, pedindo às pessoas para que "procurem ajuda".
"É muito difícil lidar com estas coisas e, numa situação de isolamento, quando se está sozinho com a nossa própria mente e os pensamentos que vão surgindo, é bastante stressante", continuou.
Clayton, que no passado sofreu de depressão e dependência do álcool, falou ainda de como lidou com os seus próprios problemas: "com honestidade", disse. "Precisava de fazer parte de uma comunidade. Precisava de me relacionar com outros seres humanos para falar sobre o que estava a acontecer comigo".
"Toda a gente à minha volta me dizia que eu devia sentir-me nos píncaros, que [a vida de estrela rock] era o melhor que me podia ter acontecido. Mas existia um vazio, e é isso que o vício traz. Tive sorte: pude fazer uma pausa e pude ir a uma clínica de reabilitação. Isso devolveu-me a vida", rematou.
Relacionados
-
No dia em que fez 60 anos, Bono dos U2 partilhou a lista das 60 canções da sua vida. Pode ouvi-la aqui
Uma playlist intitulada “60 canções que salvaram a minha vida”, assinada pelo aniversariante. Bono prometeu escrever uma carta a cada um dos artistas por si eleitos. De Iggy Pop aos Arcade Fire, dos Pearl Jam a Billie Eilish
-
Dos Cure aos Nirvana, dos Joy Division aos Queen. Quase 1000 sessões de rádio de John Peel para ouvir aqui, de imediato
Atuações únicas dos maiores nomes da música do últimos 50 anos em sessões radiofónicas para o influente radialista da BBC, John Peel. Um acervo impressionante que inclui David Bowie, The Cure, Nirvana, Smiths, Joy Division, Queen, Nick Drake, Jack White, Sonic Youth e muito, muito mais