
NOS Primavera Sound
Rita Carmo
José Barreiro, do NOS Primavera Sound: “Ainda bem que o Governo incluiu setembro, senão acabava agosto e tínhamos os festivais todos”
07.05.2020 às 18h05
O homem-forte da Pic-Nic, que organiza o NOS Primavera Sound, mostra-se confiante numa edição "melhorada" do festival em 2021. Mas também expectante quanto a um ano "adiado", falando ainda sobre os bilhetes já comprados
José Barreiro, diretor da Pic-Nic, que organiza o NOS Primavera Sound, falou à BLITZ sobre a proibição dos festivais de verão até 30 de setembro, determinada esta tarde pelo Governo, devido à pandemia de covid-19.
"Pelo menos já temos uma baliza [temporal]", acredita. "Até aqui estávamos a navegar à vista. Ainda bem que incluíram setembro", diz ainda, "ou acabava agosto e tínhamos os festivais todos. Até dezembro não vamos ter nada em grande escala".
Para José Barreiro, a ideia de reabrir concertos em salas fechadas, com lotação limitada, é boa para dar trabalho aos artistas nacionais e suas equipas, e poderá funcionar em teatros municipais, mas não se aplica aos promotores privados, por uma questão de rentabilidade.
Quanto ao vale que o Governo quer criar, José Barreiro diz que a proposta apresentada pelos promotores de festivais era que esse voucher valesse a entrada nos mesmos festivais em 2021. Quem não estivesse interessado, poderia pedir o reembolso. "Mas estamos na expectativa, não sabemos o que vai ser ou não aprovado, pelo que é extemporâneo comentar".
Para José Barreiro, esta seria uma medida positiva para as promotoras, que já pagaram adiamentos aos artistas.
Quanto à edição do NOS Primavera Sound em 2021, o promotor diz ter "excelentes perspetivas de que seja semelhante à de 2020 ou até melhor", prometendo para breve notícias sobre o assunto.
"Estamos todos a adiar este ano, os artistas também. Em 2021 estarão certamente disponíveis", acredita, explicando que os artistas quererão recuperar o investimento feito na gravação de álbuns e preparação de espetáculos.
Inicialmente adiado para setembro deste ano, o NOS Primavera Sound deverá realizar-se, em 2021, no mês de junho, como é habitual.
Relacionados
-
João Carvalho, do Vodafone Paredes de Coura: "Acreditamos que grande parte dos artistas do cartaz deste ano virá ao festival em 2021"
O diretor do festival minhoto já está em contacto com as bandas que estavam confirmadas para 2020 e tem tido respostas positivas. João Carvalho fala também sobre a situação dos bilhetes comprados para esta edição
-
Festivais de verão proibidos em Portugal até 30 de setembro
Decisão acaba de ser tomada em Conselho de Ministros