Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Sonic Youth em 1993

Getty Images

Sonic Youth editam concerto de 1993 no Campo Pequeno. A nova vida de “Blastic Scene”, um álbum português

“Blastic Scene” é um disco 'pirata' autorizado pelos Sonic Youth, lançado em 1995 pela Moneyland Records de João Paulo Feliciano. Agora, a própria banda assumiu a edição do álbum que regista o primeiro concerto dos Sonic Youth em Portugal

Os Sonic Youth têm aproveitado o período de isolamento para partilhar, no Bandcamp, várias gravações de concertos seus.

Uma das suas últimas partilhas foi "Blastic Scene", nome dado ao registo do seu primeiro concerto em Portugal, no Campo Pequeno, a 14 de julho de 1993, como forma de celebrar os 26 anos de "Experimental, Jet Set, Trash and No-Star".

O concerto há muito que circula por entre a comunidade de fãs dos Sonic Youth, tendo sido editado em formato bootleg pela Moneyland Records, de João Paulo Feliciano.

À altura, os Sonic Youth foram contatados pela editora e concordaram em tornar esta bootleg semi-oficial, ficando com 25% da produção (375 cópias), que ofereceram através do seu clube de fãs.

O concerto, que contou no alinhamento com alguns dos temas que viriam a fazer parte de "Experimental, Jet Set, Trash and No-Star", teve primeiras partes a cargo dos Lulu Blind, de Tó Trips, e Tina and the Top Ten, de João Paulo Feliciano.

O grafismo esteve a cargo de Mário Feliciano, irmão de João Paulo Feliciano, com a foto de capa a ter sido registada por Pedro Fradique, que é, há mais de vinte anos, programador cultural da discoteca Lux-Frágil. A masterização foi de Rafael Toral.

Confira o alinhamento do disco e um vídeo de 'Sugar Kane' ao vivo em Lisboa, registado pelo realizador José F. Pinheiro, nome essencial na história do vídeo musical em Portugal:

Cotton Crown
Bull In The Heather
In The Mind Of The Bourgeois Reader
Pacific Coast Highway
100%
Skink
Starfield Road
Candle
Stereo Sanctity
Self-Obsessed & Sexxee
Secret Girl
Flower
Drunken Butterfly
Theresa's Sound-World
Sugar Kane
Tokyo Eye