
South By Southwest
Getty Images
Depois de cancelado, o festival South by Southwest não reembolsou ninguém. Agora está a ser processado
30.04.2020 às 9h35
“A perda de receitas esperadas faz com que não tenhamos dinheiro para proceder a reembolsos”, justifica o SXSW, que agora é levado a tribunal
O festival South by Southwest (SXSW) está a ser alvo de uma ação judicial coletiva, por não ter possibilitado aos fãs o reembolso dos bilhetes adquiridos para a edição de 2020, cancelada devido à pandemia da Covid-19.
Recorde-se que essa mesma edição, que se iria realizar em Austin, no estado norte-americano do Texas, deveria ter tido lugar entre os dias 13 e 22 de março.
O processo deu entrada em tribunal no passado dia 25, partindo de Maria Bromley e Pauta Kleber. Ambas afirmam ter gasto mais de mil dólares cada uma, ao planear a sua ida ao festival.
Aquando do cancelamento, a organização do SXSW declarou que não iria proceder ao reembolso dos bilhetes, optando por oferecer aos festivaleiros a oportunidade de frequentar as edições de 2021, 2022 ou 2023, gratuitamente, e um desconto de 50% noutro destes anos.
No entanto, Bromley e Kleber alegam que estas propostas por parte da organização não são aceitáveis, e dizem ter sido tratadas injustamente pelo SXSW: "puseram as culpas da pandemia nos festivaleiros", pode ler-se no processo.
"Há indivíduos que, nestes tempos desesperados, podem precisar do dinheiro que pagaram ao SXSW por um festival que nunca aconteceu".
Em declarações à Billboard, a organização afirma que "as despesas não-recuperáveis" que o festival teve em março, bem como "a perda de receitas esperadas", resultaram numa situação em que o SXSW "não tem dinheiro para proceder a reembolsos".
"Tal como muitas pequenas empresas por todo o país, o SXSW está numa situação financeira grave, que exige que nos apoiemos nos nossos contratos. Estes expressam claramente que a nossa política é de não-reembolso", continua. "Adorávamos poder fazer mais, mas estamos a fazer o nosso melhor".
Relacionados
-
Espanha: festivais de música e grandes concertos não regressam com o desconfinamento
Não deverá haver festivais de música nem grandes concertos em Espanha este verão, devido à pandemia de covid-19. Responsável pelo festival Primavera Sound admite que o panorama poderá manter-se no resto do ano. Em Portugal, decisões serão comunicadas esta quinta-feira
-
Já não há concertos de Pearl Jam na Europa neste verão. Leia o anúncio da banda
Pandemia do novo coronavírus levou os Pearl Jam a adiar toda a digressão no Velho Continente. O regresso só deverá acontecer no verão de 2021
-
Bon Jovi cancelam digressão para que fãs possam receber reembolso
A banda quer que os fãs possam "pagar as contas e ir à mercearia"
-
Promotores querem substituir bilhete para festivais cancelados por vale para nova data
Os promotores de espetáculos vão apresentar um conjunto de medidas à Ministra da Cultura, esta semana. Emissão de um vale para quem tem bilhete para um festival cancelado é uma das ideias