Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Foals

“Se precisarem de ficar sentados em casa sem fazer nada, não há problema”. O conselho dos Foals em tempos de confinamento

Yannis Philippakis, vocalista dos Foals, aconselha quem estiver isolado em casa a não ceder à pressão para ser produtivo

Yannis Philippakis, vocalista dos Foals, está em isolamento em casa e numa entrevista ao NME aconselhou quem está em casa a não ceder às pressões para ser produtivo: "se precisarem de ficar sentados em casa sem fazer nada, não há problema, desde que precisem disso".

A banda, que estava na estrada quando rebentou a pandemia de Covid-19, já cancelou todos os concertos de 2020, "agora, estamoos nos nossos apartamentos sem aplausos!". Philippakis, questionado sobre o facto de estar preso em casa, disse "uma coisa que notei é que há uma pressão para ser produtivo".

"Quando se tornou evidente que ia ser um isolamento longo, toda a gente com quem falei dizia 'vai ser uma ótima altura para compor música nova, não?' e eu só respondia: 'eu não vos digo quando têm de fazer o vosso trabalho!'. Não tenho nada para escrever, neste momento", continua Philippakis, "nas primeiras semanas, senti-me bastante bem apenas a descansar. À medida que o tempo for passando, acredito que isso mudará e que comece a ter vontade de escrever".

O músico britânico defende que essa pressão, para muitas pessoas, é intensificada pelas redes sociais, que instigam a ser "mais interativo". "Estamos todos fechados em casa, portanto é bom preencher o vazio nas nossas vidas, mas não subscrevo aquela crença de que tens de te sentir culpado por não estares a ser produtivo".