Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Thom Yorke, dos Radiohead em 1993

Getty Images

Grandes concertos para ver em casa: o primeiro concerto dos Radiohead em Portugal, há 27 anos

Foi tão bom para nós como para eles. A Portugal, os Radiohead chegaram cansados e sem alento; depois do carinho com que foram recebidos na primeira parte dos James em Lisboa e no Porto, levaram um novo ânimo. Em tempos de isolamento devido ao covid-19, recomendamos-lhe concertos históricos para ver em casa

A primeira visita dos Radiohead a Portugal aconteceu em 1993, como banda da primeira parte dos James, que tocaram no Pavilhão do Belenenses, em Lisboa, e no Coliseu do Poto.

"Quando chegaram a Portugal vinham desanimados porque estavam a fazer um esforço gigantesco", contou Álvaro Covões, produtor de espetáculos à época na Música no Coração, que assegurou os concertos dos James no Belenenses, e hoje na Everything Is New.

"Tinham de pagar despesas e os cachês que recebiam não estavam à altura dos custos, portanto estavam a perder dinheiro. E tinham decidido palavras deles que quando terminassem a digressão se separariam. Cada um seguiria a sua vida, dividiam as dívidas e paciência, porque ninguém ligava ao trabalho deles. Quando chegaram a Portugal, surpresa das surpresas, a malta cantou as músicas. E eles perceberam que havia ali algo".

Foi tão bom para nós como para eles, portanto? Assim parece.

"Lembro-me de me dizerem que tinha sido tão arrebatador que se emocionaram ao ponto de deixarem cair algumas lágrimas", disse à BLITZ Paulo Fernandes, da editora EMI. "Especialmente quando ouviram aqueles milhares de pessoas a cantar em uníssono o "Creep"".

Alinhamento

The Bends
Prove Yourself
You
Yes I Am
Vegetable
Creep
Ripcord
(Nice Dream)
Pop Is Dead
Banana Co.
Anyone Can Play Guitar
Stop Whispering

(A qualidade do registo não é perfeita, mas a importância do documento suplanta as questões técnicas).