Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

The Cure no NOS Alive 2019

Rita Carmo

Grandes concertos para ver em casa: The Cure no NOS Alive 2019

Em tempos de isolamento devido ao Covid-19, recomendamos-lhe concertos históricos para ver em casa. 30 anos depois da primeira vez em Portugal, os Cure arrebataram e enterneceram Algés. Para ver aqui

30 anos depois da primeira visita a Portugal, os Cure mostraram-se melhores e mais emocionantes do que nunca.

Escreveu, no verão de 2019, Luís Guerra:

"Como não sair do Passeio Marítimo de Algés com um sorriso aberto estampado nos lábios? Caramba, os Cure. Os Cure formados em 1976 - 43 aninhos, rapaziada - em Crawley. Os Cure que foram pós-punk, new wave, gótico, rock, enormíssimos fazedores de monumentos pop, daqueles que cabem no molde do coração. Os Cure que são grandes demais para alternativos, mas que nunca deixaram de ser uma banda de culto, das que forram cadernos, das que se ouvem no quarto - só nossas.

Os Cure que saíram do corpo e da alma de Robert Smith, 60 anos, uma máquina de dar concertos, voz milagrosamente intocada pelo tempo (parece que estamos a ouvi-la nos 'vintes'), de negro vestido, colares ao pescoço, a duas horas e oito minutos de fazer a habitual chamada internacional para Mary Theresa Poole - que conheceu numa aula de teatro no liceu, aos 14 anos, e de quem, desde então, jamais se separou. O desengonçado romântico sr. Smith, Beetlejuice com o coração de Eduardo Mãos de Tesoura, a lançar beijos em vez de gumes.

40 anos depois de "Three Imaginary Boys", os Cure chegam a Algés e dão um concerto de antologia. Assim. Simples. Com um som extraordinariamente definido e audível na perfeição em todos os setores da plateia, a sucessão de grandes canções - tocadas com mestria por uma banda que seria capaz de transformar cada espetáculo num grande disco ao vivo - é impressionante".

Alinhamento

Shake Dog Shake
Burn
Fascination Street
Never Enough
Push
In Between Days
Just Like Heaven
From the Edge of the Deep Green Sea
Pictures of You
High
Just One Kiss
Lovesong
Last Dance
A Night Like This
Play for Today
A Forest
Primary
39
One Hundred Years

Encore

Lullaby
The Caterpillar
The Walk
Friday I'm in Love
Close to Me
Why Can't I Be You?
Boys Don't Cry