
Cinema em crise: Festival de Cannes foi adiado devido à Covid-19
20.03.2020 às 9h15
Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo vê os seus planos trocados pela pandemia
A edição de 2020 do festival de cinema de Cannes foi cancelada, devido ao novo coronavírus.
O anúncio foi dado através da conta oficial do festival no Twitter, que justifica esta decisão com "a crise sanitária" e "o desenrolar da situação em França e no mundo".
A organização do festival, que iria ter lugar em Cannes de 12 a 23 de maio, publicou entretanto uma nota de imprensa no website oficial do evento onde declara "solidariedade" para com aqueles que lutam contra o Covid-19.
O festival mostrou, ainda, o seu apoio "aos que têm pedido para que todos respeitem o período de isolamento", pedindo ainda "solidariedade nestes tempos difíceis para o mundo".
Este será apenas o segundo ano em que o festival de Cannes, que teve início em 1946, não se irá realizar na data marcada.
Em 1968, os realizadores presentes retiraram de exibição os seus filmes, em solidariedade para com os protestos estudantis que então se faziam sentir em França.
A organização espera, ainda assim, que o festival possa ter lugar este ano, apontando o final de junho ou o início de julho como datas possíveis para a sua realização.
Relacionados
-
"A minha companheira de quarentena". O beijo de Justin Bieber a Hailey Baldwin
Como o casal Bieber/Baldwin tem passado o seu tempo em isolamento devido ao Covid-19
-
O vídeo ternurento de Anthony Hopkins a tocar piano para o gato. “Ele mantém-me saudável mas exige que eu o entretenha”
Em tempo de isolamento social, os animais de estimação providenciam inestimável companhia
-
Jehnny Beth, das Savages, à BLITZ: "Pessoas da minha equipa testaram positivo à Covid-19 e eu também tenho sintomas. Estou em isolamento"
A vocalista das Savages, prestes a lançar o seu primeiro álbum a solo, está em casa, em Paris, a conselho dos médicos
-
Posto Emissor #9: BLITZ convida Carlão. Do isolamento no Alentejo ao regresso dos Da Weasel
Este é o Posto Emissor, todas as quintas-feiras na Blitz e no Expresso e ainda nas principais plataformas de podcasts. Carlão, dos Da Weasel e artista em nome próprio, é o convidado desta semana. Falamos das preocupações com a pandemia de Covid-19, do novo single 'Assobia para o Lado' e do regresso dos Da Weasel aos palcos. As incertezas sobre concertos e festivais, bem como os álbuns acabados de sair, passam por esta conversa
-
300 pessoas 'presas' em festival devido ao novo coronavírus
O festival chegou ao fim mas, por medo de disseminação do vírus, as autoridades não deixam espectadores e organização sair
-
Play It Safe, Stay Home: concertos em streaming de Legendary Tigerman, Luís Severo, Surma e muitos outros
Para chamar a atenção para a precariedade em que vivem muitos músicos e fornecer "um apoio emocional mínimo em tempo de quarentena"