
O que vai a acontecer à canção vencedora do Festival da Canção? O que os fãs da Eurovisão precisam de saber
19.03.2020 às 9h31
Eurovisão responde às dúvidas sobre o cancelamento de 2020. E são muitas
A organização do Festival da Eurovisão respondeu às principais perguntas dos fãs, após o anúncio de que a edição deste ano seria cancelada devido ao novo coronavírus.
Uma dessas questões prende-se com o cancelamento em si, com vários fãs a questionar se não seria possível um simples adiamento do evento.
Essa hipótese acabou por não ser escolhida pela Eurovisão, devido à incerteza que paira sobre os próximos meses, no território europeu, o que impede o planeamento de um evento desta magnitude. Além disso, o país vencedor disporia de menos tempo de preparação para o evento do ano seguinte.
De fora ficou também a possibilidade de organizar o evento sem qualquer público, devido às restrições colocadas pelas autoridades neerlandesas, que impedem grandes concentrações de pessoas e a entrada de cidadãos de outros países.
A Eurovisão não quis, também, alterar o seu formato já que "está no seu ADN juntar delegações, artistas e fãs no mesmo espaço, e dar uma plataforma igual para todos".
"Organizar o Festival da Eurovisão de qualquer outro modo não iria de encontro aos nossos valores e à tradição do evento", pode ainda ler-se.
Ainda não se sabe se os representantes escolhidos por cada delegação para a edição deste ano terão a oportunidade de mostrar as suas canções em 2021, com a Eurovisão a remeter essa decisão para o Comité Executivo do evento, do qual faz Carla Bugalho, da RTP.
A representante portuguesa na edição deste ano da Eurovisão seria Elisa, com o tema 'Medo de Sentir', a canção vencedora do Festival da Canção.
Relacionados
-
Mais um grande festival de verão adiado
Cresce a lista de eventos que não vão acontecer na época festivaleira
-
Bruce Springsteen partilha concerto ao vivo em Londres na íntegra. "Pratiquem a distância social"
"London Calling: Live In Hyde Park" pode ser visto no conforto do lar, cortesia do 'Boss' em tempos de quarentena
-
Lena d'Água: “O vírus é uma lição que a Natureza está a dar ao dito primeiro mundo”
Vivendo numa aldeia com menos de 200 pessoas, Lena d'Água continua a cumprir a sua rotina habitual. E ainda que não negue a ansiedade causada pelo surto de novo coronavírus, considera que poderá haver lições a retirar do mesmo. “O vírus já dobrou a língua ao Bolsonaro, ao Trump e ao Boris”
-
Brian May dos Queen partilha a mensagem "mais importante de sempre"
O guitarrista dos Queen está alarmado com o avanço do novo coronavírus no Reino Unido. "Já é tarde para controlá-lo, mas ainda podemos salvar a vida dos nossos entes queridos"
-
Quatro regras para prevenir "the end of the world as we know it", por Michael Stipe dos R.E.M.
A lição de quem cantou a canção que muitos quiseram ouvir por estes dias
-
Concertos de Nick Cave e Bon Iver vão ser adiados, confirma Álvaro Covões. “Não há outra forma”
"Face aos acontecimentos recentes, é o que faz sentido", disse o diretor-geral da promotora Everything is New, em declarações à BLITZ, sobre os adiamentos dos concertos de abril devido à Covid-19