Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Como Freddie Mercury e David Bowie se conheceram antes da fama, na universidade

Nenhum dos dois era famoso quando, em 1969, Bowie foi tocar à escola de Mercury. E o futuro astro dos Queen até ajudou a carregar o equipamento do ‘camaleão’

Muito antes de 'Under Pressure', tema lançado em 1981 e que juntou os Queen a David Bowie, já Freddie Mercury e o "camaleão" se haviam encontrado - sem a fama que os precederia.

Esse encontro remonta ao final dos anos 60, quando Bowie estava a dar os primeiros passos na sua carreira. Em 1969, o músico deu um concerto no Ealing Art College, onde se cruzou com Freddie.

A história foi contada pela edição norte-americana da revista Rolling Stone e partilhada, posteriormente, por um grupo de fãs de Freddie Mercury no Instagram.

O líder dos Queen ofereceu-se, à altura, para carregar o equipamento de Bowie, que lhe pediu para juntar algumas mesas de forma a formar um pequeno palco.

Mais tarde, Freddie Mercury e Roger Taylor abriram uma loja de roupa vintage no Kensington Market, acabando por ser contratados por Alan Mair, amigo do primeiro manager de Bowie.

Certo dia, o "camaleão" entrou na loja dos dois músicos, já após ter lançado o clássico 'Space Oddity'.

"Ele disse que não tinha dinheiro", relembrou Mair. "Então, eu disse-lhe que podia levar algumas coisas de borla. O Freddie deu ao Bowie um par de botas; um assistente de loja a dar à estrela pop umas botas que esta não podia comprar", continuou.

Leia a história: