Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

O mistério de 31 de dezembro dos Rolling Stones

Aconteceu num ápice. Tesouros dos Rolling Stones apareceram na internet no último dia do ano. Mas onde estão?

Foram divulgados no YouTube vários temas raros e inéditos dos Rolling Stones, que foram apagados passadas algumas horas.

O caso deu-se pouco antes da meia-noite, no dia 31 de dezembro. Entre as 75 canções disponibilizadas pela conta 0969RSTÄ01 constam diversas captações de estúdio e gravações ao vivo.

Não foi dada qualquer explicação oficial para a divulgação e subsequente eliminação destes temas online, mas especula-se que tal tenha a ver com direitos de autor.

A conta em questão foi criada por um e-mail ligado à ABKCO, uma empresa de publishing que detém os direitos de várias gravações dos Rolling Stones.

Segundo a revista Variety, a divulgação destes temas online poderá ter sido uma tentativa de ultrapassar as leis de direitos de autor da União Europeia, mantendo-as fora do domínio público no 50º aniversário da sua gravação.

Uma gravação do género goza, na Europa, de uma protecção de meio século no que a direitos de autor diz respeito - e a mesma pode aumentar para 70 anos, caso sejam "comunicadas legalmente ao público" dentro dos primeiros 50.

No entanto, a Variety também explica que não é certo que a divulgação destes temas no YouTube constitua uma "publicação", conforme definida pelas leis europeias.