Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Kirsty MacColl e Shane MacGowan

Getty Images

A canção de Natal mais famosa no Reino Unido não é ‘Last Christmas’ nem é cantada por Mariah Carey. Mas gera polémica

Insulto homofóbico ensombra ‘Fairytale of New York’ dos Pogues

'Fairytale of New York', clássico dos Pogues, foi votada pelos fãs de música do Reino Unido como a canção de Natal mais popular naquele país.

A sondagem partiu da PRS for Music, a principal sociedade de cobrança do Reino Unido no que a royalties e direitos de autor diz respeito.

'Fairytale of New York' mantém-se popular durante a época natalícia, apesar da polémica que a envolve. Há alguns anos que a utilização da palavra "faggot", adjetivo que serve para designar pejorativamente um homossexual, tem sido encarada como um insulto homofóbico.

O excerto em causa:

"You're a bum
You're a punk
You're an old slut on junk
Lying there almost dead on a drip in that bed
You scumbag, you maggot
You cheap lousy faggot
Happy Christmas your arse
I pray God it's our last"

Em 2018, o radialista Eoghan McDermott, da rádio irlandesa RTÉ, enviou uma série de tweets a colegas de profissão, pedindo para que o termo em questão fosse censurado sempre que a canção passasse na rádio.

O vocalista dos Pogues, Shane MacGowan, reagiu à controvérsia, explicando que "a palavra foi usada por uma personagem porque vai de encontro à forma como ela fala, e à sua personalidade. Não é uma pessoa amável".

Apesar disso, 'Fairytale of New York' foi a canção de Natal mais tocada em 50 rádios regionais do Reino Unido em 2018, e superou, nesta sondagem, outros clássicos como 'Last Christmas', dos Wham! (2º lugar), e 'All I Want For Christmas Is You', de Mariah Carey (que surge na 6ª posição, depois de temas de Slade, Bing Crosby e Wizzard).