Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Morrissey expulsa fãs esquerdistas do seu próprio concerto: "Fora daqui! Fora! Não preciso de vocês"

O momento foi captado em vídeo

O concerto de Morrissey em Portland, no estado do Oregon, ficou marcado por um incidente que levou à expulsão de duas pessoas da sala.

A expulsão deveu-se ao protesto encetado pelas mesmas, contra o apoio de Morrissey ao For Britain, um partido de extrema-direita britânico, quando empunharam cartazes com uma cruz sobre o símbolo daquele movimento anti-islâmico. Noutro cartaz podia ler-se, numa alusão a uma das mais famosas canções interpretadas por Morrissey, "Bigmouth indeed".

Ao ver os cartazes, o ex-Smiths parou o espetáculo e recusou-se a continuar enquanto não fossem removidas da sala. "Fora daqui! Fora! Não preciso de vocês", afirmou. Morrissey surgiu no programa de televisão de Jimmy Fallon, há meses atrás, com um crachá do partido For Britain. Na altura publicou uma entrevista no seu próprio site em que se defendia dizendo que "na verdade, toda a gente prefere a sua própria raça".

Na noite de segunda-feira, no Moda Center de Portland, ouviu-se Morrissey dizer: "vamos ser sinceros: quando esse cartaz ou vocês desaparecerem, eu continuo", ao que se seguiu a ordem para que os manifestantes saíssem repetida inúmeras vezes.

Morrissey está em digressão com os Interpol mas a data seguinte ao incidente, na terça-feira, em Seattle, foi cancelada.

Veja o vídeo do incidente: