Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Conan Osiris

Documentários sobre Conan Osiris e Lena d'Água no Queer Lisboa

Festival de cinema LGBTI+ regressa a Lisboa entre os dias 20 e 28 deste mês

"Conan, o Rapaz do Futuro" e "Lena d'Água - Nunca Me Fui Embora" são dois dos destaques musicais da programação do festival de cinema Queer Lisboa, que regressa ao Cinema São Jorge e à Cinemateca entre os dias 20 e 28 deste mês. Os dois documentários, sobre Conan Osiris e Lena d'Água, serão exibidos na mesma sessão da categoria Queer Pop no domingo 22 de setembro às 17h00 (sala 2 do Cinema São Jorge).

Realizado por Daniel Mota e com guião escrito a meias com o jornalista Nuno Galopim, "Conan, o Rapaz do Futuro" tem duração de 50 minutos e conta a história de Conan Osiris: "de onde vem a sua música e como nasceu a sua imagem?", lê-se no comunicado de imprensa, centrando-se o filme nos preparativos da sua participação na Eurovisão com o tema 'Telemóveis'. O documentário sobre Lena d'Água, também com duração de 50 minutos, foi realizado por Hugo Manso e Nuno Galopim e conta a história da sua carreira desde o final dos anos 70.

A categoria Queer Pop terá ainda duas outras sessões: uma com o tema "Portugal Hoje", na qual serão exibidos vídeos de Filipe Sambado, Luís Severo, Moullinex e Surma, entre outros (domingo 22 de setembro às 19h00), e outra com o tema "Hip-Hop", com vídeos de Mykki Blanco, Kevin Abstract, Princess Nokia, Azealia Banks ou Capicua (sábado 28 de setembro às 18h30).

As tradicionais festas do festival, que terão lugar no Titanic Sur Mer, Galeria Zé dos Bois, Finalmente Club, Lounge e Corvo contarão com convidados como Las Galegas, Venga Venga ou Catxibi. Patente no cinema São Jorge estará, ao longo de todos os dias do festival a exposição “20 Anos da Marcha do Orgulho LGBTI+”. O filme de abertura é o documentário brasileiro “Indianara” (20 de setembro, 21h00, na sala Manoel de Oliveira no Cinema São Jorge) e o filme de encerramento é “Skate Kitchen” (28 de setembro, 21h00, sala Manoel de Oliveira no Cinema São Jorge). A programação completa pode ser consultada no site do Queer Lisboa.