Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Daniel Johnston

Brigitte Engl

Morreu Daniel Johnston

O songwriter de culto tinha 58 anos

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Daniel Johston, cantor e compositor norte-americano, morreu aos 58 anos, noticia a imprensa internacional, citando o seu manager em declarações ao jornal The Austin Chronicle.

Há dois anos, o músico, que sofria de esquizofrenia e bipolaridade, anunciara a sua última digressão, tocando com músicos que o haviam inspirado.

Nos últimos tempos, e segundo o jornal que noticiou a sua morte, o estado de saúde de Daniel Johnston havia piorado, na sequência de uma queda que o obrigou a ser hospitalizado e de problemas com a medicação.

No passado mês de janeiro, bandas como Flaming Lips, Yo La Tengo e Black Angels, entre outros, juntaram-se em Austin, no Texas, para homenagear Daniel Johnston pelo seu 58º aniversário.

Figura de culto nos circuitos mais underground dos Estados Unidos, Daniel Johnston tornou-se mais conhecido quando, nos anos 90, Kurt Cobain foi fotografado com uma t-shirt do seu álbum de 1983, "Hi, How Are You".

As primeiras notícias avançam que Daniel Johnston, que era também artista visual, morreu de um ataque cardíaco.

Além de Kurt Cobain, Daniel Johnston era admirado por Tom Waits e muitos outros músicos que, ao longo dos anos, fizeram versões de canções suas. Em Portugal, Legendary Tigerman gravou 'True Love Will Find You in the End' no álbum "Femina", com a brasileira Cibelle, e Fred Ferreira deu ao seu álbum a solo, lançado este ano, esse título (em português). No concerto de apresentação no Lux,em Lisboa, o músico dos Orelha Negra arriscou mesmo cantar uma versão daquele que é talvez o tema mais conhecido de Daniel Johnston.