Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Banda sonora do filme “Variações” chega às lojas, com tema inédito, na próxima semana

Filme sobre a vida de António Variações estreia na quinta-feira da próxima semana e o disco chega às lojas um dia depois

A banda sonora do filme "Variações", sobre a vida de António Variações, realizado por João Maia e protagonizado por Sérgio Praia, chega às lojas um dia depois de o filme estrear nas salas de cinema nacionais. O disco, que estará disponível na sexta-feira da próxima semana, 23 de agosto, inclui uma canção nunca antes divulgada, 'Quero Dar Nas Vistas', encontrada entre as antigas cassetes do artista, falecido em junho de 1984.

A produção musical do disco ficou a cargo de Armando Teixeira, dos Balla, tendo como base cassetes de Variações gravadas numa garagem, com músicos amadores, no final dos anos 70. Além de 'Quero Dar Nas Vistas', o disco incluirá temas bem conhecidos, como 'Canção de Engate', 'Estou Além', 'Toma o Comprimido' ou 'Visões-Ficções'. Quem dá voz a estas novas interpretações é Sérgio Praia, ator que encarna Variações no filme.

Em comunicado de imprensa, Teixeira assume que ficou "entusiasmado" quando recebeu o convite de João Maia e que começou a pensar na forma de "reinventar a música do António Variações à luz dos nossos dias", tendo depois percebido que não era essa a intenção realizador: "no fundo, ele não queria uma banda sonora, mas que eu desse corpo às ideias que o António Variações gravara na garagem". "Antes de gravar qualquer disco, já o António e os músicos que o acompanhavam na altura tinham vestido as suas canções de roupagens bem distintas daquelas a que nos habituámos. É aí que acontece a música no filme".

O músico elogia também a voz de Praia, destacando "a sua evolução como cantor" : "este disco não era para existir, nunca nos passou pela cabeça tocar estas canções ao vivo. Mas aí estão! Tudo isto só foi possível pela segurança que o Sérgio nos deu". Recorde-se que as canções já foram apresentadas, ao vivo, no festival NOS Alive (siga o link para ler a reportagem). Consulte abaixo o alinhamento completo da banda sonora de "Variações" e também a capa do disco.

  1. Anjo da Guarda
  2. Canção de Engate
  3. Na Lama
  4. O Corpo é que Paga
  5. Estou Além
  6. Visões – Ficções (Nostradamus)
  7. Teia
  8. Toma o Comprimido
  9. Perdi a Memória
  10. Quero das Nas Vistas