Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Lady Gaga na Met Gala 2019

Getty Images

'Shallow' é um plágio? Lady Gaga comenta

Em causa semelhanças com canções de 2012

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Lady Gaga comentou, através do seu advogado, a notícia de que 'Shallow', o seu gigantesco êxito, incluído na banda-sonora de “Assim Nasce uma Estrela”, possa ser um plágio.

Recentemente, o músico Steve Ronsen lançou um comunicado, dizendo: “Chamaram-me a atenção para o facto de a canção 'Shallow' ser parecida com a minha. Não fui eu que procurei isto, nem sequer vi o filme (ouvi dizer que é bastante bom). Admiro a Lady Gaga e só quero esclarecer isto”.

Procurei os serviços de um musicólogo que também acha que as canções são parecidas”, acrescenta Steve Ronsen, afirmando que irá verificar se as semelhanças entre 'Shallow' e a sua 'Almost', editada em 2012, configuram um caso de plágio.

Entretanto, o advogado de Lady Gaga respondeu, também em comunicado, que Steve Ronsen e o seu advogado estão a tentar ganhar “dinheiro fácil às custas de uma artista de sucesso. É vergonhoso e errado”, defende, acusando o queixoso de ser “oportunista”.

“Já enviámos [ao advogado do músico] uma carta extensa com as conclusões de vários musicólogos de destaque, nenhum dos quais encontrou semelhanças significativas entre as duas canções. Mesmo o musicólogo a quem ele recorreu reconheceu que a progressão de três acordes [presente em ambas as músicas] é comum a muitas músicas anteriores à canção do seu cliente”.

Ouça aqui as duas canções: