Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Led Zeppelin

As bandas que apoiam os Led Zeppelin no caso ‘Stairway to Heaven’

Os Tool estão entre os artistas que se encontram ao lado dos Led Zeppelin

Os Led Zeppelin irão voltar em breve aos tribunais, para se defenderem das acusações de plágio que recaem sobre a banda britânica em relação a 'Stairway to Heaven'.

O processo já se arrasta há vários anos e opõe os Zeppelin aos norte-americanos Spirit, que acusam o grupo de ter utilizado a melodia de 'Tauros' na composição de 'Stairway to Heaven'.

Vários artistas do mundo da música assinaram entretanto uma carta, na qual expressam o seu total apoio aos Led Zeppelin.

Entre esses artistas estão nomes como os Korn, Tool, Judas Priest, Linkin Park, Jason Mraz e Nile Rogers, que pretendem "elucidar" o júri encarregue do caso em relação aos efeitos que a sua decisão terá "em todos os compositores, músicos e produtores dos Estados Unidos e de todo o mundo".

A carta alega ainda que, caso certos elementos presentes em canções, como os acordes utilizados em 'Stairway to Heaven' e 'Tauros', se tornem protegidos por leis de direitos de autor tal irá "criar uma enorme confusão" e "limitar a criatividade e levar a processos excessivos e injustificados".

O caso irá ser ouvido por um tribunal de São Francisco, a 23 de setembro.