Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Hatebreed furiosos porque os Gojira estão abaixo dos CHVRCHES em festival organizado pelos Deftones

Polémica entre banda metal e grupo pop escocês

Os Deftones anunciaram esta semana a segunda edição do seu próprio festival, intitulado Dia de Los Deftones, juntando no mesmo cartaz nomes oriundos do metal, da pop e do hip-hop.

No entanto, houve pelo menos um nome que não gostou de ver a banda de metal francesa Gojira, que passou recentemente por Portugal, abaixo dos escoceses CHVRCHES no cartaz do festival: Jamey Jasta, vocalista dos Hatebreed, cuja banda nem sequer irá ali atuar.

"Quem são estes tipos? Vão passar vergonha no palco", escreveu, no Twitter. "A indústria musical às vezes mete nojo".

Após criticar os CHVRCHES por terem feito uma canção com o DJ e produtor Marshmello, Jasta foi mais longe, pedindo "respeito" pelo metal. "Se têm uma carreira mais longa, um legado mais longo, e mais álbuns, ponham-nos mais alto no cartaz", disse.

Declarações que levaram Lauren Mayberry, vocalista dos CHVRCHES, a responder-lhe, também no Twitter. "A curadoria do festival foi feita pelos Deftones. Não sei o que é que isso tem a ver com a indústria musical", argumentou.

"Acho que é importante e poderoso que eles promovam a ideia de uma comunidade diversificada, que tentem fazer pontes em vez de se guiarem por ideias antiquadas e limitadoras sobre géneros musicais".

"Vi os Gojira em Glasgow há três anos e já vi os Deftones três vezes, pelo que fiquei muito entusiasmada quando eles nos pediram para tocar no festival. Só porque alguém toca ou ouve 'música pop' não significa que não perceba ou aprecie outras coisas", rematou.

O festival Dia de Los Deftones irá realizar-se a 2 de novembro em San Diego, na Califórnia, e contará ainda com o rapper JPEGMAFIA, a dupla eletrónica Youth Code, e os Brutus e os Hum.