Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Álvaro Covões

Tiago Miranda

Álvaro Covões: “O Ed Sheeran encheu dois Estádios da Luz, mas a maioria dos jogos de futebol não tem público e na cultura ainda é pior”

O responsável máximo pelo festival NOS Alive, que principia esta quinta-feira, lamenta que a maior parte das salas de espetáculo esteja a ser substituída por hotéis e condomínios de luxo

Álvaro Covões, o organizador do festival NOS Alive, lamenta que alguns dos teatros e cinemas mais emblemáticos da cidade de Lisboa estejam a desaparecer, dando lugar a investimentos desligados de qualquer intenção cultural.

"O Condes vai ser um restaurante, o Olímpia vai ser um hotel, o Eden é um apart-hotel, o Monumental é um edifício de escritórios, os terrenos da Feira Popular esqueceram-se do Teatro Vasco Santana, o Cine-Paris vai ser um condomínio de luxo. Nunca mais acabamos", referiu o diretor-geral da Everything Is New e um dos impulsionadores da Associação de Promotores de Espetáculos, Festivais e Eventos no programa 'Prova Oral', da RTP.

De acordo com o empresário, a consequência do menor número de salas disponíveis para a realização de espetáculos será um maior défice cultural da população. "Um povo culto é um povo que questiona. Cada português só compra um bilhete para um espetáculo ao vivo de dois em dois anos", argumenta. "O Ed Sheeran encheu dois Estádios da Luz, como o Benfica x Porto também enche. Mas a maioria dos jogos de futebol não tem público e na cultura ainda é pior", conclui.

O NOS Alive tem lugar no Passeio Marítimo de Algés nos dias 11, 12 e 13 de julho. The Cure, Vampire Weekend e Bon Iver são os cabeças de cartaz do festival.

É um dos festivais presentes na revista especial BLITZ Festivais, que se encontra nas bancas ao preço de €4,90.

Capa da BLITZ Especial Festivais 2019

Capa da BLITZ Especial Festivais 2019

100 páginas profusamente ilustradas com tudo o que importa saber sobre os grandes nomes que vêm a Portugal este verão e a informação pormenorizada sobre um vasto leque de festivais para todos os gostos. Pode contar com entrevistas, perfis e retrospetivas sobre os 'figurões' do verão nacional, dos Cure a Lana Del Rey, passando por New Order, Ornatos Violeta, Slipknot, Sting ou Vampire Weekend.