Perfil

Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

Notícias

Eddie Vedder e Glen Hansard juntos em palco, em Lisboa

Jim Bennett

Como nasceu a grande amizade entre Eddie Vedder e Glen Hansard

Uma tragédia aproximou os dois músicos, há quase dez anos

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Fez a primeira parte do concerto de Eddie Vedder em Lisboa, na passada quinta-feira, e é um dos mais assíduos colaboradores do músico norte-americano.

Mas a amizade entre Vedder e Glen Hansard, nascido em Dublin há 49 anos, teve uma origem trágica.

Em 2000, Glen Hansard dava um concerto com a sua banda, os Swell Season, na Califórnia, quando um espectador conseguiu subir ao telhado da sala (uma adega), acabando por saltar do mesmo e aterrar no palco, aos pés do cantor.

Na altura, muitos espectadores chegaram a pensar que o sucedido fazia parte do espetáculo, percebendo que o homem perdera a vida quando os paramédicos desistiram de socorrê-lo.

Segundo o que então foi noticiado, o homem decidiu suicidar-se num concerto dos Swell Season, a banda favorita da sua ex-namorada, que acabara a relação e o acusara de violência doméstica. A mulher encontrava-se na plateia do concerto, tendo assistido assim ao suicídio do ex-namorado.

Tanto a banda como os espectadores ficaram, na sequência da tragédia, abalados psicologicamente.

Dois meses depois, o concerto que os Swell Season tinham planeado dar em Lisboa foi cancelado e, em 2011, a banda terminou.

No dia seguinte à tragédia, Eddie Vedder entrou em contacto com Glen Hansard.

“Recebo uma chamada de telefone. 'Olá, Glen, fala o Eddie Vedder, sou cantor de uma banda chamada Pearl Jam. Só queria ver como é que estás'”, recordou Glen Hansard em entrevista ao Daily Telegraph.

Foi muito importante para mim que ele tenha ligado. Falou sobre Roskilde, de como se foi abaixo nessa altura, e conversámos durante mais de uma hora”.

Em 2000, nove pessoas morreram esmagadas num concerto dos Pearl Jam no festival de Roskilde, na Dinamarca.

Durante os dias seguintes, Eddie Vedder continuou a ligar a Glen Hansard, preocupado com o seu estado emocional. Quando o irlandês foi a Seattle tocar, entrou em contacto com o novo amigo e acabou por participar no seu álbum “Ukulele Songs”, mais precisamente na canção 'Sleepless Nights', uma versão dos Everly Brothers.

Ao jornal The Independent, Glen Hansard salientou que Eddie Vedder foi “incrivelmente bondoso. Durante uma semana falámos durante uma hora, todas as noites. Ele é uma alma muito bonita, é muito profundo. Ajudou-me muito”.

Leia aqui a reportagem do concerto de Eddie Vedder na Altice Arena, em Lisboa e aqui a da primeira parte, a cargo de Glen Hansard.