Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Portugal é a “nação mais vanguardista na Eurovisão” para a Billboard

Portugal fica bem na ‘radiografia’ tirada à Eurovisão pela publicação de referência nos Estados Unidos sobre a indústria musical

A norte-americana Billboard destacou Conan Osiris e 'Telemóveis' num artigo acerca do festival da Eurovisão, que arranca esta noite com a primeira semifinal.

A Billboard enumerou dez motivos pelos quais um não-europeu deverá prestar atenção à edição deste ano da Eurovisão, com o músico português logo em primeiro lugar.

Para esta publicação, Portugal é "a nação mais vanguardista na Eurovisão", devido a 'Telemóveis', "uma mistura confusa mas estranhamente hipnótica entre música folk, baile funk e metáforas relacionadas com telemóveis, cantada de uma forma que se assemelha a um ritual xamanístico alucinado".

A Billboard destaca ainda os islandeses Hatari e os noruegueses Keiino, bem como o DJ e produtor finlandês Darude, conhecido pelo tema 'Sandstorm' e que este ano representará o seu país.

Também é dado destaque a Madonna, que deverá atuar na grande final, bem como a alguns "regressos" (como os concorrentes da Sérvia e da Rússia, que já participaram no passado) e à polémica em torno do facto de o evento se realizar em Israel, o que levou músicos como Roger Waters a apelar a um boicote à Eurovisão.

O italiano Mahmood, o francês Bilal, o holandês Duncan Laurence ou os checos Lake Malawi são outros dos destaques da Billboard.