Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Conan Osiris (dta) e João Reis Moreira (esq) na 'Orange Carpet' da Eurovisão, a 12 de maio

Andres Putting/Eurovision.tv

Dia decisivo para Conan Osiris na Eurovisão: metade da votação é decidida hoje

Último ensaio e espetáculo para o júri dos 17 concorrentes da primeira semifinal têm lugar esta segunda-feira em Telavive. Uma parte do destino de 'Telemóveis' fica traçado

Metade dos resultados da primeira semifinal do festival da Eurovisão fica decidida esta segunda-feira. Pelas 20h00 (hora portuguesa), Conan Osiris interpretará 'Telemóveis' no 'Jury Show', juntamente com os restantes 16 concorrentes que um dia depois subirão ao palco do Expo Tel Aviv, na capital de Israel para a primeira semifinal, transmitida em direto para todo o mundo.

No 'Jury Show' cada uma das dezassete nações a concurso na primeira semifinal, bem como França, Israel e Espanha (dois membros da European Broadcasting Union e o país organizador), entregará à organização os seus votos, incidindo sobre as canções desta eliminatória, onde participa o português Conan Osiris. Cada júri nacional é composto por cinco pessoas que assistirão ao ensaio via-satélite para atribuir pontuação às suas canções favoritas. Este resultado vale 50% do 'bolo' final, cabendo a outra metade ao televoto que decorrerá após a apresentação, em direto, terça-feira. O resultado final reflete a aplicação destas duas métricas e só será conhecido uma vez finalizada a primeira semifinal, terça-feira à noite, após a 'votação popular'.

Tal como neste 'ensaio' a valer, 'Telemóveis' será o 15º tema a ser ouvido na semifinal, às 20h00 de terça-feira. A ordem é a seguinte: Chipre, Montenegro, Finlândia, Polónia, Eslovénia, República Checa, Hungria, Bielorrússia, Sérvia, Bélgica, Geórgia, Austrália, Islândia, Estónia, Portugal, Grécia e San Marino.