Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Morreu Luciano Barbosa, vocalista dos Repórter Estrábico

O músico do Porto tinha 60 anos

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Luciano Barbosa, vocalista da banda portuguesa Repórter Estrábico, morreu na passada quinta-feira, 2 de maio, aos 60 anos.

A notícia está a ser avançada pelo jornal Público, que cita o irmão do músico, Rodrigo Vaz.

Segundo o Público, as razões da morte de Luciano Barbosa não são conhecidas e o funeral realizou-se este domingo de manhã.

Formados no Porto ainda nos anos 80, os Repórter Estrábico lançaram vários álbuns entre 1991 e 2004. Definindo-se como autores de "techno pop irónico", os autores de 'MamaPapa' fizeram uma pausa de dez anos, voltando à música em 2017.

'Separa o Lixo', o single mais recente dos Repórter Estrábico, saiu em 2018.

Recorde aqui alguns dos temas mais emblemáticos da banda de Luciano Barbosa (de seu verdadeiro nome Gonçalo Vaz):

Em 2015, a revista BLITZ incluía "Uno Dos", dos Repórter Estrábico, numa lista dos melhores álbuns feitos no Porto. Escrevia, então, Rui Miguel Abreu: "Pode argumentar-se, olhando para o panorama da música portuguesa do arranque dos anos 90, que em 1991 a maior parte das bandas ainda tinha a cabeça na década anterior. Mas Uno Dos, estreia em álbum dos Repórter Estrábico, é um trabalho verdadeiramente moderno: pop rock que acolhe no seu seio toda a influência da revolução conduzida nas músicas de dança pela música eletrónica. Tudo saído do cérebro de Luciano Barbosa, com ajuda na produção de Vítor Rua e a marca distintiva oferecida pela presença do performer António Olaio no grupo. Um som diferente a ecoar o que se ouvia nos clubes do Porto".