Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Death metal criado por inteligência artificial? Já existe e pode ouvi-lo em direto, 24 horas por dia

...mas será que aguenta 30 segundos?

O Dadabots é um canal de YouTube que transmite nada para além de death metal. Mas não é isso que o torna especial, e sim o facto de toda a música que por ali se escuta ser gerada artificialmente.

O canal, que também dá nome a uma banda fictícia, foi criado por CJ Carr e Zack Zukowski, dois músicos e tecnólogos norte-americanos.

Carr e Zukowski geraram uma rede neural que deteta certos e determinados padrões a partir de uma vasta quantidade de dados (no caso, várias canções de death metal), de forma a perceber quais os elementos e sequências musicais mais comuns.

Ao longo do tempo, esta inteligência artificial identifica cada um desses elementos e recria-os: dos riffs, passando pela bateria e gerando até os vocais.

Esta não é, no entanto, a primeira tentativa de Carr e Zukowski no que à composição de música artificial diz respeito. "A maior parte das redes que treinámos fazia má música. Esta é especial", afirmou o primeiro à Vice.

"É uma rede autónoma, funciona a partir de um servidor Linux algures na Carolina do Sul. Dá para ouvir tudo o que ela produz".

Confira aqui o resultado: