Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

“Não precisavas de pedir desculpa”. Músicos portugueses prestam homenagem a Dina

Mundo da música portuguesa reage à morte de Dina

Vários músicos portugueses expressaram o seu pesar em relação à morte da cantora Dina, a autora de temas como 'Há Sempre Música Entre Nós' e 'Amor de Água Fresca', e que faleceu na passada quinta-feira aos 62 anos.

Um deles foi João Gil, membro dos Diabo Na Cruz, que partilhou uma foto sua com a cantora e com Gonçalo Tocha, dos TochaPestana.

"Esta é a Dina, alguém por quem me apaixonei no primeiro minuto. Alguém que lutou contra o mesmo Adamastor que a minha mãe, que julguei nunca mais conseguir tirar da cabeça a primeira imagem que tive dela, a entrar na nossa sala de ensaios, com a sua garrafa de oxigénio na mão, a cantar uma musica connosco, a parar no primeiro refrão e a pedir desculpa por isso. Não precisavas de pedir desculpa", escreveu.

Já Alex D'Alva Teixeira, dos D'Alva, destacou, no jornal Público, o "privilégio" de "ter tido a oportunidade de a homenagear em vida e de partilhar o palco com uma artista tão icónica e única".

E Samuel Úria, para o SAPO24, não esconde alguma tristeza, partilhando uma história da primeira canção que "partilhou" com Dina: "Mesmo antes de subir ao palco, ela teve de tirar o respirador do nariz, e largar a botija de oxigénio que a acompanhava. Veio até à boca de cena, pegou na guitarra e cantámos o tema 'Carregal do Sal'. Aquela pessoa que, uns minutos antes, era alguém enfermo e dependente, revelava-se agora uma criança da Beira Alta a cantar sobre a sua terra beirã. 'Criança da Beira Alta a cantar sobre a sua terra beirã' é, tantas vezes, a própria definição da minha carreira, por isso entendam que houve ali mais do que a partilha duma cantiga. Senti que íamos ser amigos para sempre".

Houve também quem se limitasse a partilhar as canções de Dina, como Lena D'Água, que recuperou 'Acordei o Vento' para uma homenagem à sua colega de profissão. Veja aqui:

Márcia:

Rita Redshoes:

João Gil (Diabo Na Cruz):

André Sardet:

Surma:

Alex D'Alva Teixeira (D'Alva):

Samuel Úria:

Raquel Tavares:

Lena D'Água:

Ed Rocha Gonçalves (Best Youth):

Ana Bacalhau: