Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Conan Osiris

RTP

José Mário Branco e Chullage estão entre os artistas que pedem a Conan Osiris que boicote a Eurovisão em Israel

Mais de 40 artistas nacionais apelam, em carta aberta, que Conan Osiris não represente Portugal em Israel

Mais de 40 artistas portugueses assinaram esta semana uma carta aberta a Conan Osiris, através da qual pedem ao músico que não vá a Israel representar Portugal no festival da Eurovisão.

Mostrando o seu apoio ao "povo oprimido palestiniano", nomes das artes como José Mário Branco, Chullage, Vítor Rua, Alexandra Lucas Coelho e Mária do Céu Guerra apelam, assim, a Conan Osiris para que adira ao boicote cultural ao estado de Israel.

A atuação do autor de 'Telemóveis' na Eurovisão seria, dizem, "ignorar o cerco ilegal que Israel mantém a 1,8 milhões de palestinianos em Gaza, negando-lhes os direitos mais básicos". A Conan Osiris pedem para que não deixe que Israel use a sua arte "para branquear os seus crimes contra o povo palestiniano". "Junta-te a milhares de artistas de todo o mundo que se expressaram contra a Eurovisão em Israel", declaram.

Estas vozes juntam-se à de Roger Waters, que terá enviado uma carta a Conan Osiris na qual pede ao músico para que não participe no evento, que terá lugar em Telavive no mês de maio. "Ele pode demonstrar solidariedade aos 189 manifestantes desarmados mortos a tiros por atiradores de Israel em Gaza no ano passado, incluindo pelo menos 35 crianças", afirmou o ex-Pink Floyd.

Recorde-se que Conan Osiris esteve esta semana em Israel para gravar o seu "postal" para a Eurovisão, tendo sido entrevistado pela KAN, televisão pública de Israel. Questionado sobre a carta que Roger Waters lhe terá enviado, Conan Osiris mostrou desconforto e foi evasivo na resposta: "É o que se pode ver. Cada qual tem o seu conteúdo".

Mais adiante, confrontado com a agudização do conflito da faixa de Gaza nos últimos dias, confessa que não liga "às notícias" porque, afirma, não tem televisor.