Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Conan Osiris

“É verdade que Roger Waters lhe escreveu uma carta?”. A resposta de Conan Osiris na televisão de Israel

Concorrente português ao festival da Eurovisão foi entrevistado na televisão israelita e confrontado com o pedido de Roger Waters para que boicote o certame

Conan Osiris está em Israel para gravar o seu "postal" para a Eurovisão. O músico terá chegado esta terça-feira a Telavive e foi entrevistado pela KAN, televisão pública de Israel que será anfitriã do evento.

Quando questionado sobre a carta que Roger Waters lhe terá enviado, pedindo-lhe que não atue em Telavive em solidariedade com "os irmãos e irmãs oprimidos na Palestina", Conan Osiris mostrou desconforto, revirou os olhos e foi evasivo na resposta: "É o que se pode ver. Cada qual tem o seu conteúdo". Mais adiante, confrontado com a agudização do conflito da faixa de Gaza nos últimos dias, confessa que não liga "às notícias" porque "nem sequer tenho televisão".

Recorde-se que o ex-Pink Floyd publicou este mês uma carta aberta a Conan Osiris e os "outros 41 finalistas do Festival da Eurovisão" no Facebook. O ex-Pink Floyd destacou o talento do vencedor do Festival RTP da Canção, mas apelou para que este boicotasse o festival da Eurovisão, que se realiza no mês de maio em Israel. "Há alguns dias, escrevi uma carta a um jovem talento português, Conan Osiris. Ele tinha acabado de ganhar o direito de representar Portugal na Eurovisão e afirmou-se relutante sobre a sua ida a Telavive. Ouvi a música e traduzi a letra. É sobre usar o telemóvel para colocar questões sobre a vida, a morte e o amor. Achei-a profundíssima", escreveu o músico, conhecido pelo seu apoio à causa palestiniana, no Facebook. A carta ficou, alegadamente, sem resposta e representantes do artista português deixaram claro que não farão comentários sobre o assunto.

Na entrevista ao canal israelita, Conan Osiris abordou ainda o significado da canção que leva à Eurovisão, 'Telemóveis': "Parti o telefone a ligar para o céu. Tem a ver com a saudade. No fim da história, eu sei que a saudade está morta porque fui eu que a matei com uma flecha".

As semifinais e a final do festival da Eurovisão realizam-se em maio (as semifinais nos dias 14 e 16 e a final no dia 18).